Mata Hari traz superprodução a Portugal

Atores norte-americanos, franceses, russos e portugueses compõem o elenco de uma minissérie sobre a vida da espia holandesa. As filmagens passam por Lisboa, Porto e ainda pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.

John Malkovich, Rutger Hauer e Cristopher Lambert são os nomes internacionais mais sonantes. A eles juntam-se os portugueses Leonor Silveira, Margarida Marinho, Soraia Chaves, Rogério Samora, Rui Morrison, Nuno Lopes, Marco de Almeida, entre muitos outros. No total, são 180 os atores nacionais no elenco de Mata Hari, a minissérie coproduzida entre a portuguesa Filmes do Tejo e a russa Star Media que está, desde há uma semana, a ser gravada em Lisboa.

Dennis Berry, realizador norte-americano radicado em França e responsável por séries de televisão de sucesso como Os Imortais e Stargate SG-1, tem a seu cargo a direção da trama centrada na vida da espia alemã. "Sempre quis apresentar uma história mais lírica sobre os últimos 15 anos de Mata Hari e causar fortes emoções. Além disso, quero também mostrar como foi aquele momento incrível e bizarro que o mundo conhece como belle époque", disse Berry à Associação Russa de Produtores de Cinema e Televisão (ARPCA).

Totalmente gravada em inglês, com vista à distribuição mundial, a minissérie vai estar em filmagens no nosso país até ao início do próximo ano. Além de Lisboa e arredores, passará ainda pelo Porto e pelo Parque Natural da Peneda-Gerês, revelou ao DN fonte ligada ao projeto. "A rodagem em Portugal terá a duração de três meses e meio, terminando em meados de janeiro", confirmou ainda ao nosso jornal Maria João Mayer, diretora-geral da Filmes do Tejo, acrescentando que "só as duas últimas semanas de gravações é que serão em São Petersburgo".

Já o produtor executivo da Star Media, Vlad Ryashin, explicou à ARPCA que "a escolha para as filmagens recaiu em Portugal porque a arquitetura europeia dos finais do século XIX e início do século XX [época em que se situa a ação] estão muito presentes no país": "Basta-nos acrescentar alguns elementos de decoração nos interiores e recriar alguns cenários exteriores." Para o papel principal foi escolhida a atriz francesa Vahina Giocante, conhecida pelo seu desempenho em 99 Francs e Entre as Pernas de Lila.

Ler mais pormenores na edição e-paper

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Media
Pub
Pub