Cláudia Cunha: "Açucar causa dependência como a cocaína"

Quando é consumido, o açúcar provoca a libertação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Funciona como a cocaína. A nutricionista Cláudia Cunha, autora do blogue Nutrição e Companhia, diz que causa dependência e, em algumas pessoas, há mesmo sintomas de ressaca se não for consumido.

Chamou Doce Veneno ao livro que publicou com um plano detox de 21 dias sem consumir açúcar. Porquê? O açúcar é um veneno?

Sim, é mesmo um veneno. A escolha de "doce" é, naturalmente, porque estamos a falar de açúcar e pela aptidão que as pessoas têm para o ingerir. O "veneno" é pelos malefícios que lhe estão associados, nomeadamente a inflamação crónica no corpo, a diabetes tipo II, a obesidade, as cáries dentárias, as doenças cardíacas e o crescimento das células cancerígenas, que se alimentam de açúcar.

Qual é o desafio que lança no livro?

O meu objetivo foi, através de um plano detox, ajudar as pessoas a deixarem de consumir açúcar, a desabituarem-se de o ingerir. Durante os 21 dias, não há qualquer estímulo doce. No final desse período, a pessoa não vai ter necessidade de ingerir doces. Vai livrar-se do vício. Claro que há o açúcar natural da fruta - a frutose -, por exemplo. Não deixo de aconselhar o consumo de fruta, mas não sugiro mais do que duas peças por dia.

Precisamos de açúcar para viver ou é completamente dispensável?

Precisamos de hidratos de carbono e, dentro deles, há alguns que nos fornecem frutose. Mas o nosso corpo não precisa do açúcar branco, amarelo ou outro. Esses só nos dão calorias, não fornecem vitaminas ou minerais. Basta ver que o açúcar não entra na roda dos alimentos.

Qual foi o feedback que teve das pessoas que passaram 21 dias sem ingerir açúcar?

Há pessoas que eram viciadas em chocolates e que falaram comigo depois do Natal, por exemplo, para me contar que ainda não tinham aberto qualquer caixa de chocolates. Tive outra paciente que ficou quase uma semana de cama com sintomas de ressaca. Há pessoas que só se apercebem do quão viciadas são quando fazes a desintoxicação.

O açúcar causa dependência?

Sim. Causa dependência porque ativa no cérebro zonas iguais às que são ativadas nas pessoas que consomem cocaína. O açúcar provoca a libertação de dopamina, um neurotransmissor que dá uma sensação de prazer e bem-estar. Isso faz que as pessoas continuem a consumir uma grande quantidade de açúcar. Quando há o tal programa detox, nem todas as pessoas passam pelo mesmo, mas algumas têm sintomas de ressaca, semelhantes aos de outras drogas, nomeadamente dores de cabeça e de corpo.

Quais os principais benefícios de deixar de consumir açúcar?

A pessoa sente-se com mais energia ao longo do dia, sem picos. A pele melhora imenso. E o trânsito intestinal também. Além disso, a pessoa tem menos insónias, sonos mais reparadores e completos.

O que acha do projeto de imagens criado por Antonio Estrada para alertar para o açúcar escondido nos alimentos?

Tem um impacto visual muito grande, porque as pessoas percebem melhor do que se falarmos em gramas.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular