Cavaco Silva de regresso a uma iniciativa do PSD

Antigo Presidente vai à Universidade de Verão dar aula sobre "os jovens e a política"

"Os Jovens e a Política: Quando a realidade tira o tapete à ideologia." Este é o tema que, no final do mês, vai marcar o regresso de Cavaco Silva a uma iniciativa do PSD. O antigo presidente da República, e ex-líder social-democrata, vai ser o professor de uma aula da Universidade de Verão do partido, numa inédita participação no evento que marca a reentrée política do PSD (a par com a Festa do Pontal, já amanhã).Será também a primeira intervenção política de fundo de Cavaco desde que deixou a Presidência da República, em março do ano passado.

A ideia de convidar o ex-chefe de Estado para a Universidade de Verão surgiu logo em maio, na primeira reunião preparatória da iniciativa. Na verdade, o convite até já tinha sido ponderado no ano passado, mas Cavaco tinha então deixado Belém há pouco tempo, e os organizadores consideraram que seria demasiado cedo para o ex-presidente aceitar, pelo que a ideia não passou disso mesmo. Desta vez avançou, e o convite feito pelo eurodeputado Carlos Coelho teve resposta positiva.

Duarte Marques, vice-presidente do Instituto Sá Carneiro (que organiza a Universidade, a par com a JSD), destaca que esta é uma forma de homenagear o "percurso ímpar" de Cavaco Silva, numa iniciativa que "sendo do partido, não é partidária", e num contexto "ideal" para quem "sempre gostou muito de ser professor" .Cavaco Silva estará em Castelo de Vide a 30 de agosto, logo pela manhã, para uma aula aos jovens sociais-democratas que participam na Universidade de Verão.

Sousa Pinto na "quota" do PS

Em Castelo de Vide estará também o socialista Sérgio Sousa Pinto, que participa num jantar-conferência. A presença de socialistas no evento social-democrata é habitual - já por lá passaram nomes como Mário Soares, Jaime Gama ou António Vitorino. Sérgio Sousa Pinto "é uma referência intelectual da sua geração", diz Duarte Marques, sublinhando a tradição de chamar à iniciativa personalidades de outro espetro partidário - "Isto é uma universidade de verão e faz parte da formação ouvir opiniões diferentes".

O painel de debates inclui, ao longo de uma semana, temas como a eutanásia, que porá frente-a-frente os deputados Paula Teixeira da Cruz (que é a favor) e Ricardo Leite (que é contra). Outro painel terá como tema os incêndios: "Porque é que Portugal arde tanto?". O ex-ministro Miguel Poiares Maduro, o Comissário Europeu Carlos Moedas e o eurodeputado Paulo Rangel serão também oradores de uma iniciativa que será encerrada a 3 de setembro por Pedro Passos Coelho.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Portugal
Pub
Pub