Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


No Parlamento

PS e maioria trocam acusações sobre chegada da "troika"

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão  

O Partido Socialista (PS) e a maioria PSD/CDS-PP empurraram hoje de bancada para bancada a responsabilidade da entrada da "troika" em Portugal e o descontentamento popular expresso nas manifestações de rua.

Na Assembleia da República, o deputado do PS Alberto Martins reiterou a necessidade de aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) "por questões de dignidade social e estímulo da procura interna" e acusou ainda bloquistas e comunistas de terem contribuído para o "Governo mais antissocial desde o 25 de abril" por terem colaborado com a direita no chumbo do Plano de Estabilidade e Crescimento IV (PEC IV).

"BE e PCP votaram ao lado daqueles senhores, contra o PEC IV. É o pecado original da queda do Governo anterior para ver nascer o Governo mais antissocial desde o 25 de Abril. Assumimos as nossas responsabilidades e metas acordadas, mas as políticas postas em prática são um fracasso absoluto", afirmou o antigo ministro da Justiça socialista em resposta à deputada bloquista Cecília Honório, após a sua declaração política.

"Não quer esta austeridade má, mas defende uma austeridade boazinha?", interrogou a parlamentar do BE, enquanto Adão Silva, do PSD, congratulou-se por dialogar com um ex-ministro do Governo de José Sócrates, "que assinou este memorando", e tinha prometido aumentar o SMN para 500 euros em 2011.

O comunista António Filipe criticou os socialistas por estarem a "pôr nas mãos do patronato a decisão sobre o SMN, ao remeter para a concertação social", além das instâncias europeias, dizendo que "se para aumentar o SMN, estão à espera da Europa, estão os trabalhadores portugueses muito bem arranjados!".

Alberto Martins afirmou que o executivo socialista tinha negociado "com entidades europeias um PEC IV que PSD e CDS-PP, "juntamente com outros partidos de esquerda, votaram contra".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1009Visualizações
0Impressões
6Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper