Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Esquerdas

Congresso das Alternativas contra o Memorando

por Fernando Madaíl  

Pilar del Rio, viúva de Saramago, 
juntou-se ao Congresso das Alternativas
Pilar del Rio, viúva de Saramago, juntou-se ao Congresso das Alternativas Fotografia © Gerardo Santos - Global Imagens

Carvalho da Silva, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso integram a comissão organizadora que vai preparar o congresso a 5 de outubro. Mário Soares já manifestou consonância com as ideias; o PCP distanciou-se do movimento.

Explicar que o Memorando, "uma opção económica errada e socialmente injusta", cujo "falhanço vai sendo confirmado com a apresentação dos números" e que parece ter como "única finalidade empobrecer o País", e demonstrar que não se está perante "um caminho único", apresentando estudos e argumentos para "mudar o discurso da inevitabilidade" desta política, são os objetivos do Congresso Democrático pelas Alternativas, agendado para 5 de outubro.

Na primeira reunião do movimento que junta políticos desde o PS ao BE, mas também académicos e artistas, realizada ontem, em Lisboa, foi eleita a comissão organizadora. Entre as 44 figuras escolhidas, figuram nomes como o ex-líder da CGTP, Carvalho da Silva; o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço; o fundador do PS e ex-chefe da Casa Civil de Soares em Belém, Alfredo Barroso; o ex-líder da bancada parlamentar do BE, José Manuel Pureza; o antigo secretário de Estado do Ensino Superior no Governo de Guterres, José Reis; ou o antigo membro do Comité Central do PCP, que abandonou o partido em 2009, Domingos Lopes; e até a viúva de José Saramago, Pilar del Rio.

José Reis, que falou aos jornalistas, admitiu que Mário Soares conhece o documento "e apresentou a sua consonância com as ideias expressas". Acerca da posição de distanciamento do PCP (embora um dos subscritores do documento seja o comunista Avelãs Nunes), apenas disse que "respeitam" aquele partido.


Patrocínio
 
3554Visualizações
5Impressões
30Comentários
8Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper