Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Parlamento

Tratado passa com duas abstenções socialistas

por Miguel Marujo  

Os deputados votaram o novo Tratado Europeu
Os deputados votaram o novo Tratado Europeu

O pacto orçamental europeu passou com larga maioria. Declarações de voto deram sinal de crítica ao voto a favor do PS. Três deputados laranjas também fizeram declaração de voto. Ato adicional chumbado.

Duas abstenções e o anúncio de sete declarações de votos foram a única nota dissonante na bancada socialista. Os deputados da Juventude Socialista, Pedro Alves e Rui Pedro Duarte, abstiveram-se à aprovação do Tratado sobre a Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária.

No final, na bancada do PS (que teve disciplina de voto imposta pela direção), a estes dois deputados juntaram-se no anúncio de declarações de voto João Galamba, Isabel Moreira, Pedro Nuno Santos, Duarte Cordeiro e Sérgio Sousa Pinto. Mas do lado da maioria, três deputados do PSD também anunciaram declarações de voto: Miguel Frasquilho, Duarte Pacheco e Paulo Baptista Santos.

Segundo o texto destes três deputados sociais-democratas, a que o DN teve acesso, "poderiam ter sido outras as regras aprovadas - que poderiam, se assim tivesse acontecido, ser mais efetivas". Ou seja, a chamada "regra de ouro" levanta dúvidas aos deputados do PSD.

Nesse texto, os autores escrevem que "a evolução da despesa pública é suscetível de ser melhor controlada pelos decisores políticos (que decidem se gastam ou não, com exceção das despesas relacionadas com os estabilizadores automáticos) do que a receita, mais vulnerável às flutuações da actividade económica".

O ato adicional ao tratado pretendido pelo PS, e que António José Seguro defendeu como essencial para "manter o consenso europeu", acabaria chumbado. Só o PS votou a favor, a maioria e os outros partidos à esquerda não acompanharam a intenção socialista desse protocolo adicional.


Patrocínio
 
3077Visualizações
18Impressões
17Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Quem está mais forte para a nova época nacional de futebol?

Benfica
Sporting
FC Porto
Outro
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper