Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Presidente da República

Cavaco agradado com elogios de Obama a Portugal

por Lusa e DN.PT  

Obama com Cavaco, em Lisboa, em 2010
Obama com Cavaco, em Lisboa, em 2010 Fotografia © Rodrigo Cabrita - Global Imagens

O Presidente da República congratulou-se hoje por o seu homólogo norte-americano ter mencionado Portugal ao referir "uma mudança em sentido positivo que está a ocorrer na Europa".

"Fico muito satisfeito com isso", declarou Cavaco Silva, que sublinhou a este propósito as "certezas" que transmitiu a Barack Obama quando ambos se encontraram na Casa Branca, no início de Novembro do ano passado. Obama, por seu lado, estivera em Lisboa em Novembro de 2010.

"[Na altura, em 2011] disse-lhe que Portugal iria cumprir, que iria realizar as reformas estruturais necessárias para aumentar a competitividade e que existia um amplo consenso político à volta da implementação do acordo", recordou Cavaco. "Sublinhei muito o sentido de responsabilidade que o povo português tem vindo a evidenciar na execução deste memorando de entendimento", acrescentou.

O Presidente norte-americano, Barack Obama , considerou esta sexta-feira que os europeus, incluindo Portugal, fizeram "alguns progressos" na resolução da crise de dívida mas que há ainda "muito a fazer" para restabelecer a estabilidade financeira da Europa.

"Estamos de acordo sobre o facto de que há alguns progressos no que se refere aos acordos entre a União Europeia, o FMI [Fundo Monetário Internacional] e a Grécia (...) O novo Governo em Itália, o novo Governo em Espanha e em Portugal fizeram todos progressos importantes mas (...) há ainda muito a fazer", afirmou Obama depois de receber a chefe do Governo dinamarquês, Helle Thorning-Schmidt, uma das poucas líderes socialistas que estão no poder em países da União Europeia.

Falando aos jornalistas no Porto, à margem do Roteiro para a Juventude, Cavaco Silva, disse esperar que a aprovação definitiva do pacote de ajuda à Grécia, no Conselho Europeu dos dias 01 e 02 de março, faça desaparecer da comunicação social "a ideia de colapso da Zona Euro". A ideia, prognosticou, "vai ser enterrada".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3588Visualizações
6Impressões
117Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Leia aqui o blogue do Provedor do Leitor
Blogue Sessões Contínuas
Epaper


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

As eleições de 17 de junho vão resolver a crise política e económica na Grécia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias