Trump assegura que não tem nada pequeno, nem as mãos nem "outra coisa"

O debate entre os candidatos à nomeação republicana descarrilou quando Trump decidiu defender-se de insinuações de Rubio

O debate entre os quatro candidatos que permanecem na corrida para a nomeação republicana à Casa Branca, esta quinta-feira à noite, descarrilou quando Donald Trump decidiu responder em direto às insinuações do rival Marco Rubio acerca do tamanho das suas mãos. "Garanto que não tenho nenhum problema", disse Trump. "Garanto-vos".

A história começou quando Rubio, num comício no estado norte-americano da Virginia, optou por troçar das mãos de Donald Trump. "Ele mede para aí um metro e noventa, e é por isso que não entendo como tem as mãos de alguém que mede um metro e sessenta", comentou Rubio. "E sabem o que dizem sobre homens com mãos pequenas?", concluindo logo a seguir: "Não se pode confiar neles".

No 11.º debate republicano, transmitido em direto na televisão Fox News, Trump fez questão de responder. "Olhem para as minhas mãos, parecem-vos pequenas?", disse, erguendo as mãos. "E ele disse sobre as minhas mãos: 'Se são pequenas, deve haver outra coisa pequena'. Mas garanto que não tenho nenhum problema. Garanto-vos".

"Plebeu de dedos pequenos"

O empresário mostrou-se surpreendido por Rubio se ter referido ao tamanho das suas mãos, mas não será a primeira vez que este lhe é apontado. Recentemente, o jornalista da Vanity Fair, Graydon Carter, contou no editorial da revista que "há mais de 30 anos" chamou a Donald Trump, em vários artigos da revista Spy, "plebeu de dedos pequenos".

"Até hoje, recebo de vez em quando um envelope remetido por Trump. Contém sempre uma foto dele - normalmente arrancada de uma revista", escreve Carter. "A mais recente chegou este ano [2015], pouco antes da sua decisão de concorrer à nomeação presidencial republicana. Como todas as outras encomendas, ele tinha contornado a mão dele na foto e escrito, com uma caneta dourada: 'Vês, não são assim tão pequenos!'. Eu devolvi a fotografia pelo correio com um bilhete que dizia: 'Na verdade, são bastante pequenos'. Presumo que isso lhe tenha dado ataques".

Candidatos prometem apoiar o vencedor

Apesar de terem começado o debate com insultos e de forma muito agressiva, a noite acabou com os candidatos a prometer apoiar o vencedor das primárias, ou seja, a comprometerem-se a apoiar Trump se este ganhar a nomeação dos Republicanos, por muito que os notáveis do partido tenham, nos últimos dias, criticado o milionário.

Veja um apanhado da CNN com alguns dos momentos que marcaram a noite (em inglês):

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular