Stephen Hawking vai ao espaço. E será o astronauta mais velho de sempre

Físico de 75 anos irá viajar na Virgin Galactic, convidado pelo fundador da empresa, Richard Branson

O famoso cientista Stephen Hawking vai transformar-se no astronauta mais velho de sempre, após ter aceite o convite do empresário Richard Branson para o levar ao espaço num voo da Virgin Galactic, a companhia que fará voos suborbitais para turistas.

Foi o próprio físico britânico quem revelou a notícia esta segunda-feira, no programa da ITV Good Morning Britain: "Pensava que ninguém me iria levar [ao espaço], mas o Richard Branson ofereceu-me um lugar na Virgin Galactic e eu aceitei imediatamente".

Professor catedrático em Cambridge, Hawking nunca escondeu que gostaria de ir ao espaço, apesar das limitações físicas impostas pela esclerose lateral amiotrófica, doença de que padece desde 1963.

Em 2007, o cientista teve a experiência do que é escapar à gravidade terrestre, ao ser levado num voo parabólico de "zero-G" da NASA, o mesmo utilizado no treino de astronautas.

Agora, através da Virgin Galactic, o seu sonho espacial tornar-se-á realidade. Os voos da empresa de Richard Branson, realizados no aparelho reutilizável SpaceShipTwo, não chegam a entrar em órbita, mas chegam a uma altitude que já é considerada "espaço" antes de regressar - são voos suborbitais.

Hawking "apadrinhou" a SpaceShipTwo em fevereiro de 2016, quando o engenho foi batizado USS Unity:

Será nesta nave que o físico fará a viagem ao espaço, previsivelmente ainda este ano.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular