Iglesias propõe governo do PSOE com ele como vice-presidente

No encontro com o Rei, Pablo Iglesias foi fiel ao seu estilo: calça de ganga e camisa sem gravata. E levou as mangas arregaçadas

Líder do Podemos foi recebido pelo Rei Felipe VI. Surgiu na Zarzuela de camisa branca arregaçada e tratou o monarca por tu.

Camisa branca, arregaça e sem gravata. Foi com este seu estilo habitual que Pablo Iglesias foi hoje recebido pelo Rei Felipe VI. No final da receção na Zarzuela, o líder do Podemos explicou ter defendido um "governo de mudança" com o PSOE e a Esquerda Unida (IU). Esse executivo "plural" deve respeitar a proporcionalidade dos resultados das eleições de 20 de dezembro e tê-lo a ele, Iglesias, como vice-presidente.

O líder do Podemos disse ainda aos media que seguiu os passos do protocolo e comunicou primeiro a sua intenção ao Rei. Só agora irá começar a negociar com Pedro Sánchez, o líder dos socialistas, e Alberto Garzón, da IU.

O PP do atual primeiro-ministro Mariano Rajoy venceu as eleições do ano passado, mas os populares não conseguem maioria nem com o apoio do Ciudadanos de Albert Rivera, que obteve 40 deputados. Rajoy tem defendido um governo alargado com PSOE e Ciudadanos, mas essa opção parece cada vez mais difícil e muitos espanhóis acreditam no cenário de eleições antecipadas.

Depois de ontem ter recebido Rivera e de Iglesias esta manhã, Felipe VI recebe ainda hoje Sánchez e Rajoy.

Últimas notícias

Recomendadas

Contéudo Patrocinado

Mais popular