25 maio 2016 às 17h33

Menino amputado empresta muleta a amigo para verem um jogo

Santiago Fretes tem 10 anos e não tem uma perna. A imagem dele a partilhar uma muleta com um amigo está a enternecer a internet

DN

Um menino argentino de 10 anos com uma perna amputada emprestou uma das suas muletas a um amigo para que os dois conseguissem ver um jogo de futebol. Santiago Fretes e o amigo queriam ver o jogo entre o Racing e o Temperley, em que Diego Milito se despedia dos campos, mas o muro era mais alto do que as crianças. O instante de partilha e companheirismo foi fotografado e momento conquistou e emocionou as redes sociais.

"Eu estava a ver o Milito e o meu amigo saltava porque não conseguia ver, não chegava [ao muro]. Então emprestei-lhe uma [muleta] para ele subir", justificou o menino.

[twitter:735146171560251393]

Santiago é um menino argentino que nasceu com uma malformação genética e que teve de amputar uma perna. A criança está neste momento à espera de uma prótese -já foi contactada pelo Ministério da Saúde - mas a operação ainda não foi realizada por causa da burocracia, segundo a mãe do menino.

"Não é uma prótese que se coloca assim, sem mais, é algo que leva tempo, é preciso fazer uma cirurgia. Os trâmites demoraram muito, mudou o governo e tchau, ficamos sem nada", contou Sabrina Bonomo, ao jornal El País.

Santiago não deixa de brincar e até joga futebol no Club Unión de Del Viso, na cidade de Pilar. "Santiago não tem nenhum impedimento: anda de bicicleta, a cavalo, faz de tudo. De vez em quando magoa-se, mas levanta-se e segue", contou a mãe.

[youtube:ZnWpLcw3SsA]

Sabrina revelou que o outro menino é um colega do filho com quem ele joga futebol, mas que Santiago nem sabe o nome dele.