30 maio 2019 às 12h09

Aeródromo de Ponte de Sor ampliado com investimento de 9 ME- Autarca

Ponte de Sor, Portalegre, 30 mai 2019 (Lusa) -- O Centro de Negócios do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, vai ser ampliado num investimento de nove milhões de euros, devendo criar mais de 300 postos de trabalho, foi hoje anunciado.

Lusa

"As obras vão contemplar a construção da torre de informação de voo, dois hangares de dimensão semelhante aos que já existem hoje no aeródromo e um hangar com capacidade para manutenção de aeronaves de grande porte, para a aviação civil, militar ou comercial", disse o presidente do município, Hugo Hilário.

O autarca, que falava à agência Lusa à margem da sessão de abertura da terceira edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que vai decorrer no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor até domingo, acrescentou que as obras de ampliação arrancam ainda este ano e deverão estar concluídas "no final de 2020".

"Esperamos que o aeródromo esteja capacitado para a criação de pelo menos mais 300 postos de trabalho", acrescentou.

Este projeto de ampliação do Centro de Negócios do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor conta com um investimento de nove milhões de euros, comparticipados em 85% pelo programa comunitário Portugal 2020.

Ainda à margem da cerimónia de abertura do Portugal Air Summit, Hugo Hilário disse aos jornalistas que esta cimeira aeronáutica é uma "consequência" da "necessidade" de promover o aeródromo, para atrair investimento.

"Portugal Air Summit é uma cimeira muito importante para nós, mas não é mais do que uma ferramenta que nós também utilizamos para continuar a ser cada vez melhor para atrair investimento", disse.

Dentro da Portugal Air Summit -- que decorre no aeródromo de Ponte de Sor - a NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia) irão organizar as suas próprias conferências, assim como a LusoAvia, que reúne a indústria de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa num único fórum.

Este ano, a cimeira terá enfoque nas capacidades humanas, mercado de trabalho e formação avançada, incluindo conferências, apresentações, exposição, 'workshops' e 'showcases', bem como um espaço de 'networking' (partilha de conhecimento) e uma sala de reuniões exclusiva para empresas e grupos temáticos.

O Portugal Air Summit é promovido pelo município em parceria com a TheRace.

Tópicos: economia