Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Centros de saúde vão passar a fazer análises

por Diana Mendes  

O Ministério da Saúde quer concentrar as análises clínicas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que as colheitas sejam feitas logo nos centros de saúde. Para isso, as equipas dos hospitais vão deslocar-se aos cuidados primários, onde serão feitas as recolhas e, sempre que possível, logo no dia em que o médicos as prescreveu.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando leal da Costa, disse ao DN que "as pessoas preferem fazer a colheita de sangue quando vão à consulta, logo no centro de saúde, sendo o sangue transportado para o laboratório público de referência".

O objetivo é esgotar a capacidade instalada do SNS, "que é enorme", diz Leal da Costa, e garantir que os "resultados estejam disponíveis online, muitas vezes no próprio dia". Uma meta que se alarga às radiografias, cujos resultados podem chegar no mesmo dia aos médicos de família. As poupanças ainda estão por estimar, mas o Estado tem gasto cerca de 150 milhões de euros/ano só com os laboratórios convencionados, apesar de ter reduzido as despesas em cerca de 30% nos últimos anos. A medida está em teste há um ano, por exemplo, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O presidente, Luís Cunha Ribeiro, refere que que há centros de saúde que já fazem isso. "Temos equipas dos Hospitais Garcia de Orta, Amadora-Sintra, Santa Maria e São Francisco Xavier que estão lá todos os dias. Não podemos obrigar as pessoas a fazer ali, mas tentamos promover a colheita, com qualidade e em boas condições de transporte".

Mais pormenores no epaper do DN


Patrocínio
 
8753Visualizações
47Impressões
31Comentários
20Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Polícia deve vigiar megaencontros marcados pelo Facebook como o do Vasco da Gama?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper