Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Parlamento

Bloco de Esquerda quer Governo a agir perante praxes

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira  

O deputado Luís Fazenda
O deputado Luís Fazenda Fotografia © Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou hoje no parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo diversas medidas para que este atue perante as praxes, uma cultura "estranha aos valores democráticos".

"Trata-se de combater culturalmente esta prática das praxes académicas. (...) É uma cultura obviamente contraditória com a excelência que se pretende do ensino superior", disse o deputado bloquista Luís Fazenda numa conferência de imprensa no parlamento.

O deputado do Bloco falava numa altura em que a sociedade debate as praxes académicas, nomeadamente depois da morte recentes de seis estudantes na Praia do Meco em circunstâncias que poderão estar ligadas a esta tradição académica.

O BE pretende que o Governo realize um "estudo nacional sobre a realidade da praxe em Portugal", cujos resultados sejam tornados públicos, e quer também que o ministério da Educação e Ciência produza e divulgue um folheto informativo sobre a praxe, "suas eventuais consequências disciplinares e penais, e justeza da sua rejeição".

Luís Fazenda lembrou aos jornalistas que as instituições académicas "não podem lavar as mãos destas praxes", devendo incorporar gabinetes de apoio destinados à "integração académica" de novos alunos.

"A escola não pode demitir-se de informar a cada aluno e cada aluna que tem todo o direito de não participar [nas praxes] e que isso é uma atitude absolutamente normal, em vez daquilo que parece ser a consciência geralmente assumida nos dias que correm de que quem não participa está fora das atividades grupais e do clima de bom envolvimento e de acolhimento numa escola", reclamou o parlamentar.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1615Visualizações
3Impressões
10Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Aumento de capital é suficiente para resolver crise no BES?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper