Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Relatório

26 juízes alvo de sanções disciplinares em 2010

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador  

Vinte e seis juízes e igual número de procuradores do Ministério Público (MP) foram alvo de sanções disciplinares em Portugal, no ano de 2010, revela o último relatório do Conselho da Europa para a Eficácia da Justiça (CEPEJ).

O novo relatório da Comissão Europeia para a Eficácia da Justiça (CEPEJ), um organismo do Conselho da Europa, adianta que, em 2010, foram aplicadas - pelos conselhos superiores da magistratura e dos tribunais administrativos - um total de 26 sanções disciplinares a juízes em Portugal, tendo duas resultado em suspensão de funções, nove, em repreensão, e 15, em multa.

O documento, que será divulgado na quinta-feira em Viena, Áustria, refere, por outro lado, que 26 procuradores do Ministério Público (MP) foram alvo de sanções disciplinares no mesmo ano em Portugal: três resultaram em suspensão, três em repreensão, 17, na aplicação de multas, sendo que, em três casos, as sanções decretadas foram "outras", sem serem especificadas, no relatório.

Já contra os advogados, em Portugal, foram aplicadas, no mesmo ano, um total de 301 sanções disciplinares, tendo cinco resultado em afastamento de funções, 39 em suspensão, 123 em repreensão e 134 em multa, segundo o mesmo documento.

O relatório, que avalia a evolução dos sistemas europeus de Justiça entre 2010 e 2012, foi feito a partir de mais de dois milhões de dados recolhidos em 46 países do Conselho da Europa, incluindo a Alemanha, que tinha ficado de fora no anterior relatório. Liechtenstein é o único país não contemplado na nova edição deste documento, por falta de dados, precisa a CEPEJ.

Na lista dos países com maior número de procedimentos disciplinares instaurados por cada cem juízes -- que é 'liderada' pela Moldávia, com 11,7 processos -- Portugal ocupa a nona posição, com 2,5 casos.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
962Visualizações
3Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper