Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Vila Praia de Âncora (com vídeo)

Uma lição de história numa manhã de nevoeiro

por PAULO JULIÃO  

Uma lição de história numa manhã de nevoeiro
Fotografia © Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

O busto da República ou velociraptor foram esculpidos pelos jovens participantes. Houve muita participação familiar

As toalhas enroladas pelo corpo davam o mote a um dia que se esperava de praia, mas que o nevoeiro quase estragou. Salvou-se a azáfama de meia centena de pequenos artistas que deram "largas" à imaginação no areal de Vila Praia de Âncora.

Aos 14 anos, José Rocha já conhece os "cantos à casa" do Construções na Areia, mas este ano apostou "forte" na vitória. "Andei a investigar nos livros de história, quer dizer foi mais na Internet, mas também vale", explicou ao DN o vencedor do escalão B (11-14 anos) em Vila Praia de Âncora. Naquele areal, ao fim de uma hora de trabalho, surgiu a figura de Ilda Pulga. "Quem?", perguntavam alguns. O próprio autor explicava: "Foi uma senhora que há cerca de 100 anos serviu de modelo ao busto da República."

A dúvida estava desfeita, já a escultura e o símbolo que ainda hoje perdura da República portuguesa ainda aguentaria mais algumas horas, enquanto a maré não subia e perante a apreensão dos pequenos artistas. Menos preocupado estava Manuel Marques, que em quinze anos como presidente da Junta de Vila Praia de Âncora praticamente não falhou uma edição como membro do júri. "Uma vez era para não vir, porque a minha filha queria concorrer. Mas quando chegou o dia era tanta gente que não conseguiu participar e foi no dia seguinte tentar em Moledo", recordou.

Pelas duas praias do Minho, ambas em Caminha, que recebem o Construções na Areia a tradição de participação familiar ainda é muito forte. "Mesmo quando as famílias já não estão cá, porque foram trabalhar para fora, nesta altura aparecem sempre para participar e esmeram-se", conta ainda o autarca. Gonçalo (11 anos) e Diana Rego (6) são exemplo. Os dois irmãos viajaram de Viana do Castelo para participar, uma vez mais.


Patrocínio
 
2365Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Referendo à independência na Escócia pode ter efeito de contágio na Europa?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper