Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Ministério do Ambiente

Praias de Matosinhos e Porto sem contaminação

por Lusa  

Os banhos estiveram temporariamente desaconselhados em praias de Matosinhos e Porto porque se detetaram baterias "comuns e vulgarmente associadas a contaminação fecal", que entretanto desapareceram, disse hoje fonte governamental.

Num esclarecimento em que confirma ter cessado a recomendação para não se tomar banho, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e do Ordenamento do Território esclarece que o uso daquelas praias foi desaconselhado na sequência de anteriores análises que detetaram "níveis de contaminação microbiológica (E. coli e enterococos) acima dos limites legais impostos".

Tal situação "impunha o desaconselhamento temporário da prática balnear", refere o gabinete de Assunção Cristas, em resposta a pedidos de esclarecimentos feitos pela agência Lusa.

De acordo com os esclarecimentos ministeriais, a contaminação microbiológica foi detetada na sequência de análises efetuadas no âmbito de um programa de monitorização preestabelecido para o período balnear para as praias da área da Administração da Região Hidrográfica do Norte.

O desaconselhamento de banhos "até que o episódio de poluição tivesse terminado", foi efetuado "mediante a afixação nos respetivos painéis de praia dos cartazes `Banho Desaconselhado', não se tratando portanto de qualquer interdição das mesmas", explica a fonte.

Na sua avaliação, as bactérias detetadas "são comuns e vulgarmente associadas a contaminação fecal e que, tipicamente, atingem números mais elevados na sequência de episódios de grande pluviosidade, o que aconteceu de facto, com grande intensidade, no período anterior ao dia de realização das colheitas".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1642Visualizações
0Impressões
5Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
TSF Superbrand - DN destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a prova de avaliação aos professores?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper