Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


A partir das barragens

Seca provoca quebra de 63% na produção da eletricidade

por Texto da agência Lusa publicado por Paula Mourato  

A seca provocou uma quebra de 63 por cento na produção de eletricidade a partir das barragens, nos sete primeiros meses do ano, face ao período homólogo de 2011, conduzindo a um "enorme aumento" do recurso ao carvão.

Os dados foram divulgados hoje pela associação ambientalista Quercus, que fez a análise dos dados de produção e consumo de eletricidade entre janeiro e julho, em comparação com o período homólogo de 2011, com base nos dados disponibilizados pelas redes energéticas nacionais (REN).

Segundo a associação, "Portugal está sujeito a uma enorme variabilidade climática com incidência no recurso à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, em particular à hídrica".

Este facto, acrescido de algumas condições específicas de mercado, foram determinantes nos primeiros sete meses de 2012, em que o peso das energias renováveis desceu 15%, de 51,8% para 36,8%, por comparação com o período homólogo de 2011.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Ferreira, da Quercus, destacou a queda da produção hídrica nos sete primeiros meses do ano, que "tem sido um período de seca": "Temos uma quebra da produção hídrica, principalmente das grandes barragens, na ordem dos 63%, o que leva também a uma quebra global da produção a partir de fontes renováveis na ordem dos 15%".

"Portugal deve fazer um caminho para ter 100% de eletricidade a partir de fontes renováveis, mas não é com a grande hídrica que lá chegaremos porque o futuro é de maiores alterações climáticas, de maiores períodos de seca", defendeu, alertando: "o que está a acontecer este ano é o que acontecerá de forma mais frequente no futuro".


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
1099Visualizações
4Impressões
4Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 


PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS

Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Agora que Pedro Santana Lopes se afastou da corrida, quem pensa que seria melhor candidato presidencial da direita?

Marcelo Rebelo de Sousa
Rui Rio
Deveriam ambos candidatar-se
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper