Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Saúde

Cursos privados de Medicina preocupam Ordem dos Médicos

por Texto da Agência Lusa, publicado por Joana Capucho  

O conselho regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que os cursos privados de Medicina "comprometem o futuro da formação médica especializada" e manifestou "profunda preocupação pela qualidade dos cuidados de saúde em Portugal".

O CRN da OM reagia assim, em comunicado, ao protocolo celebrado entre a Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU) e a universidade espanhola Afonso X, El Sabio, que prevê que alunos da cooperativa portuguesa possam licenciar-se em Medicina naquela universidade a partir de 2012-13.

O documento assinado entre as duas instituições privadas ibéricas -- a que a Lusa teve acesso - prevê que, todos os anos, os alunos da CESPU que tenham concluído os três anos da licenciatura em Ciências Biomédicas tenham a possibilidade de prosseguir os estudos no 4.º ano do curso de Medicina na Afonso X, desde que previamente "completem a sua formação com algumas unidades extracurriculares e preencham os requisitos de acesso estabelecidos".

Nos termos do acordo, que entra em vigor já no início do próximo ano letivo, o número de vagas é de, no máximo, 30 alunos.

Para o CRN da OM, "a promoção de cursos privados de Medicina de qualidade e equivalências questionáveis comprometem seriamente o futuro da formação médica especializada", tendo sido ultimamente promovidos cursos "de qualidade controversa e absolutamente desnecessários, como é o caso das Escolas Médicas do Algarve e de Aveiro".

"Todos os estudos públicos conhecidos sobre as necessidades de médicos e a sua distribuição geográfica demonstram de forma inequívoca que não existe necessidade de novos cursos de Medicina para Portugal, protocolados ou não. O atual 'numerus clausus' dos sete cursos de Medicina, que já formam médicos de qualidade reconhecida há vários anos, ultrapassam claramente as necessidades futuras do país", sustenta.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
6343Visualizações
6Impressões
85Comentários
5Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Amazing Romance in Thailand - DN Destaque (Participação)
25 Abril Concurso de Fotografia
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Vai pedir mais vezes fatura para se poder habilitar ao sorteio de um carro topo de gama?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper