Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Saúde

Cursos privados de Medicina preocupam Ordem dos Médicos

por Texto da Agência Lusa, publicado por Joana Capucho  

O conselho regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que os cursos privados de Medicina "comprometem o futuro da formação médica especializada" e manifestou "profunda preocupação pela qualidade dos cuidados de saúde em Portugal".

O CRN da OM reagia assim, em comunicado, ao protocolo celebrado entre a Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU) e a universidade espanhola Afonso X, El Sabio, que prevê que alunos da cooperativa portuguesa possam licenciar-se em Medicina naquela universidade a partir de 2012-13.

O documento assinado entre as duas instituições privadas ibéricas -- a que a Lusa teve acesso - prevê que, todos os anos, os alunos da CESPU que tenham concluído os três anos da licenciatura em Ciências Biomédicas tenham a possibilidade de prosseguir os estudos no 4.º ano do curso de Medicina na Afonso X, desde que previamente "completem a sua formação com algumas unidades extracurriculares e preencham os requisitos de acesso estabelecidos".

Nos termos do acordo, que entra em vigor já no início do próximo ano letivo, o número de vagas é de, no máximo, 30 alunos.

Para o CRN da OM, "a promoção de cursos privados de Medicina de qualidade e equivalências questionáveis comprometem seriamente o futuro da formação médica especializada", tendo sido ultimamente promovidos cursos "de qualidade controversa e absolutamente desnecessários, como é o caso das Escolas Médicas do Algarve e de Aveiro".

"Todos os estudos públicos conhecidos sobre as necessidades de médicos e a sua distribuição geográfica demonstram de forma inequívoca que não existe necessidade de novos cursos de Medicina para Portugal, protocolados ou não. O atual 'numerus clausus' dos sete cursos de Medicina, que já formam médicos de qualidade reconhecida há vários anos, ultrapassam claramente as necessidades futuras do país", sustenta.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
7097Visualizações
7Impressões
85Comentários
5Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper