Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Arnaut sobre fecho de Urgências

Encerrar serviços no interior é "ato de lesa Pátria"

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas  

António Arnaud, ao centro, numa conferência do DN
António Arnaud, ao centro, numa conferência do DN Fotografia © José Carlso Pratas - Global Imagens

O criador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, considerou hoje que o encerramento de mais urgências é um ato de "lesa pátria", que vai deixar as populações mais desprotegidas do que estavam antes do 25 de Abril.

"Já fecharam escolas, correios, postos de GNR. Propõe-se agora encerrar tribunais. Querem acabar com o resto? Com aquilo que tem a ver com a segurança e a dignidade dos portugueses no interior do país?", questionou, comentando à agência Lusa a proposta da Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência ao Governo que aponta para o encerramento de 16 serviços de urgência em todo o país.

"Se lhes retiram serviços de saúde ficam abandonadas, ou mais abandonadas, do que antes do 25 de Abril. Isto é um ato contra as populações, de lesa Nação, ou de lesa Pátria", sustentou.

Segundo António Arnaut, "não se pode criar uma fronteira dentro do próprio país", entre aqueles que dispõem de condições de acesso aos bens sociais e aqueles "que têm de palmilhar muitos quilómetros" para terem acesso a eles.

"É preciso chamar à atenção para o mínimo de lucidez e de bom senso, para não se retirar das populações os benefícios sociais tão arduamente alcançados depois do 25 de Abril", sustentou, frisando que o seu receio é que esteja em causa "o cumprimento de um programa ideológico, e não uma necessidade inevitável".

Para António Arnaut, o encerramento de urgências hospitalares ou de hospitais" não é tanto uma questão técnica, mas política, de saber se deve ou não haver um SNS que preste com eficiência e humanismo os cuidados de saúde a toda a população".


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2323Visualizações
3Impressões
40Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Campanhas como a dos banhos gelados ajudam realmente as causas que dizem servir?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper