Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Fecho das urgências

Utentes preocupados com encerramento de urgências

por Texto da Lusa, publicado por Lina Santos  

O dirigente do Movimento do Utentes de Serviços Públicos disse hoje estar preocupado com a proposta de encerramento de 12 urgências básicas, considerando que isso penalizará dramaticamente os portugueses, por aumentar as dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

"Estas notícias que apontam para o encerramento de 12 serviços de urgência em outras tantas cidades, manifestamos as nossas preocupações, tendo em consideração as dificuldades que são sentidas por muitos milhares de cidadãos em ter acesso aos cuidados de saúde", disse à agência Lusa Carlos Braga.

Para este responsável, a medida proposta pela Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência "penaliza grave e drasticamente os direitos dos portugueses", que já estão a ser afetados "devido ao facto de a sua situação económica e social ser muito débil e também pelo aumento das taxas moderadoras e [redução] da comparticipação nos medicamentos".

Vários jornais avançaram hoje que a comissão para a reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência propôs ao Governo o encerramento das urgências de Fafe, Macedo de Cavaleiros, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Valongo, Lagos, Loulé, Montemor-o-Novo, Montijo, Peniche, Serpa e Tomar.

Num relatório de fevereiro deste ano, a comissão propõe também a criação de urgências em Coruche e Sertã, passando a somar 73 urgências no país, ou seja, menos 10 do que atualmente.

"Se esta proposta vier a ser aceite pelo Governo, irão aumentar substancialmente as dificuldades, vão-se isolar populações em certas zonas do país, porque, em algumas, há também muitas dificuldades de transportes e as pessoas, nalguns casos, têm idades muito avançadas", avisou Carlos Braga.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1479Visualizações
1 Impressão
1 Comentário
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o Benfica tem capacidade para seguir em fente na Liga dos Campeões?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper