Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


A praia da minha infância

Praia de Cacela Velha, o paraíso aqui tão perto

por Joana Emídio Marques  

Praia de Cacela Velha, o paraíso aqui tão perto

A praia deserta no sotavento algarvio que obriga a uma travessia de barco pela ria Formosa é, para a jornalista e cronista Inês Meneses, o lugar onde o verão se cumpre em todo o seu esplendor e que teme ver destruído pelo turismo

Inês nunca aprendeu a nadar. Nem nas águas frias da praia de Mindelo, junto a Vila do Conde, nem nas águas cálidas e claras da praia de Cacela Velha, no sotavento algarvio. A sua relação com o mar faz-se mais de histórias impressivas - que, segundo ela, "dariam um bom livro e de pequenos prazeres que o tempo ajudou a idealizar" - do que de braçadas vigorosas ou mergulhos por entre as ondas.

As praias da infância (e da vida) da jornalista contam-se nos areais, nas imagens "trágicas"das viúvas dos pescadores recolhendo sargaço, numa mala de palha azul perdida por uma desconhecida que durante muito tempo lhe povoou os sonhos: "Era uma mala que tinha lá dentro tudo o que uma miúda podia sonhar, batons, um frasco de perfume. Os meus pais guardaram a mala à espera que a dona viesse reclamá-la e, de vez em quando, eu ia lá espreitar os objetos...", conta. "Ainda hoje penso a quem pertenceria aquela mala."

A praia de Cacela Velha, junto a Vila Real de Santo António, "deserta" mas mais "cosmopolita", tornou-se com o tempo a praia da vida de Inês. "É aquela que eu sinto como a minha praia e aquela que eu queria criar com a minha filha aqueles rituais que dão sentido à nossa história pessoal."

Antes de ser a atual praia da moda da comunidade artística lisboeta, Cacela Velha era um refúgio selvagem quase desconhecido. "Para lá chegar temos de apanhar um barquinho que atravessa a ria Formosa e que nos obriga a dobrar as calças até aos joelhos e colocar os pés naquelas águas escuras, o que me impressiona um pouco mas que com o passar dos anos passei a ver quase como um prazer. Uma parte de um ritual sem o qual a ida à praia não é igual."

Como apaixonada por gastronomia que é (a jornalista dá azo aos prazeres do garfo, da ironia e da língua portuguesa, nas crónicas que escreve para a revista Sábado), as histórias das tardes de praia de Inês Meneses têm sabores diversos. Da mulher vestida de branco que carregava uma velha lata com batatas fritas embrulhadas em papel vegetal e línguas da sogra até aos petiscos que a esperam quando, ao fim de tarde, deixa a praia de Cacela e volta a atravessar a ria Formosa. "Há uma familiaridade construída com os lugares e com as pessoas que só se consegue com o tempo e que é um verdadeiro luxo", diz enquanto fala dos manjares comidos no restaurante O Costa.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
13099Visualizações
11Impressões
12Comentários
9Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Governo devia fiscalizar empresas que contratam enfermeiros abaixo da tabela?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper