Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Religião

IURD constrói templo em Gaia

por Texto da Agência Lusa, publicado por Joana Capucho  

O terceiro templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no território nacional está a ser construído em Vila Nova de Gaia, dois anos depois da inauguração da primeira obra de raiz em Portugal, na cidade do Porto.

"Durante muitos anos fomos adquirindo imóveis, primeiro arrendando e posteriormente passámos à opção de compra, como aconteceu com o antigo cinema Império [em Lisboa]", explica o líder da Igreja em Portugal, João Filipe.

Na IURD havia, porém, "o sonho, o desejo de concretizar um templo de raiz para ter todas as comodidades". E a "oportunidade que surgiu foi no Porto", onde o projeto foi aprovado, numa zona "completamente destruída", lembra João Filipe.

A construção do primeiro templo em Portugal, um edifício de 18 milhões de euros inaugurado a 29 de julho de 2010, foi o "culminar das muitas lutas que a igreja passou no Porto aquando de uns verões quentes passados", indica o responsável, recordando os conflitos no Coliseu e em Matosinhos: "A época da Inquisição parecia ter voltado".

Na década de 1990, o Coliseu do Porto esteve para ser vendido à IURD, num negócio fortemente contestado que acabou por cair por terra, e a Igreja e a Câmara de Matosinhos envolveram-se num diferendo que começou com a realização de cultos no Cinema York, de onde a organização foi despejada. O processo culminou em confrontos entre fiéis e populares.

Segundo João Filipe, a construção do templo "acaba quase por ser um 'prémio' para o povo do Norte por todas as perseguições que tiveram mais vivamente do que em qualquer parte do país".


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
5372Visualizações
4Impressões
121Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A eliminação do Benfica das competições europeias vai obrigar o clube a vender jogadores em janeiro?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper