Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Este Verão não quero deixar de...

Cumprir a promessa de pedalar pelo País

por Céu Neves  

Cumprir a promessa de pedalar pelo País

Circular sem 'stress' pelas ruas onde mora ou passa férias é a proposta. Quem gosta de andar de bicicleta tem ao seu dispor mais de 1500 km de ciclovias um pouco por todo o País. Pedimos a quem sabe do assunto um 'top 10'

Basta de desculpas. É altura de limpar o pó à bicicleta e aproveitar os dias longos para pedalar. A bicicleta não funciona? Tem ferrugem? Faça uma revisão, o que conseguirá por 50 euros se não tiver de substituir peças. Não tem bicicleta? Compre - há preços muito acessíveis - ou peça emprestada. As estradas são só altos e baixos? Olhe para o lado e veja só quantas bicicletas circulam por esses altos e baixos. Portugal tem 1540 quilómetros de ciclovias. Não sabe andar? Há quem dê lições e não são caras. Pense antes nos benefícios.

Para a boa forma física não há melhor do que andar de bicicleta, dizem os técnicos de saúde e confirmam os estudos. Perde peso, as coxas e glúteos ficam mais duros e sem castigar os joelhos, já que 70% do corpo se apoia no selim. Estimula, também, os músculos das costas.

O exercício físico aumenta as defesas do organismo aos ataques das bactérias e dos vírus. Reduz o mau colesterol e o risco de enfarte. E faz sempre bem à alma, sobretudo quando se pode praticar ao ar livre e circulando por caminhos com paisagens magníficas, como mais à frente se verá. Pedalar é um bom antidepressivo.

E, se depois de se fazer à estrada e de sentir no corpo, e na pele, todas as vantagens de andar de bicicleta, até pode decidir alargar a quilometragem e levar tão interessante veículo para o trabalho, para as compras ou para o café. Aí vai sentir os benefícios na carteira.

Temos o capacete, conhecemos o código da estrada, vamos... O melhor é começar pelas "estradas" próprias: ciclovias (inserção urbana e em vias automobilísticas); ecovias (percursos da natureza percor-rendo as margens de rios, existem 217) ou ecopistas (reaproveitamento das linhas férreas desativadas).


Ler Artigo Completo(Pág.1/4) Página seguinte
Patrocínio
 
4608Visualizações
1 Impressão
21Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper