Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Enfermeiros

Bastonário considera um "escândalo" valor pago

por Lusa  

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros considerou hoje um "escândalo" que aqueles profissionais de saúde estejam a ser contratados a menos de quatro euros por hora, apelando a que "não aceitem" essas propostas.

"Isto é um escândalo para Portugal, para um país que se diz do primeiro mundo, que está a oferecer a profissionais altamente diferenciados um valor/hora que não se compactua nem com a sua profissão nem com a sua dignidade", afirmou hoje, no Porto, Germano Couto, admitindo que a Ordem tem recebido "um conjunto de denúncias" por parte de "dezenas de enfermeiros que têm contratos oferecidos a 3.96 euros à hora".

O bastonário reagia à notícia hoje avançada pelo Diário de Notícias, segundo a qual os enfermeiros contratados por empresas de prestação de serviços, que entrarem ao serviço a partir de hoje nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, irão receber quatro euros por hora.

Germano Couto garantiu que a notícia "é real" e "há factos e provas", esperando que, porém, "não passe de um conjunto de intenções" e, por isso, possa ser "revertida por parte da [Administração Regional de Saúde] ARS de Lisboa e do Vale do Tejo e do Ministério da Saúde".

Admitiu ainda que o Governo possa estar a "pagar mais às empresas" para que estas tenham "o seu lucro", mas reforçou que "é preciso verificar" se as empresas estão a cumprir as condições contratualizadas com o Estado, recordando que com 3,96 euros/hora os enfermeiros vão receber 300 euros líquidos no fim do mês, o que não atinge o ordenado mínimo.

Atualmente, a tabela pública de vencimento dos enfermeiros "está em 1.020 euros" mensais, o que se traduz em "cerca de sete euros por hora", valor esse que "deve ser a bitola que o Governo deve utilizar".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
7823Visualizações
10Impressões
196Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
TSF Superbrand - DN destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a prova de avaliação aos professores?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper