Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Enfermeiros

Bastonário considera um "escândalo" valor pago

por Lusa  

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros considerou hoje um "escândalo" que aqueles profissionais de saúde estejam a ser contratados a menos de quatro euros por hora, apelando a que "não aceitem" essas propostas.

"Isto é um escândalo para Portugal, para um país que se diz do primeiro mundo, que está a oferecer a profissionais altamente diferenciados um valor/hora que não se compactua nem com a sua profissão nem com a sua dignidade", afirmou hoje, no Porto, Germano Couto, admitindo que a Ordem tem recebido "um conjunto de denúncias" por parte de "dezenas de enfermeiros que têm contratos oferecidos a 3.96 euros à hora".

O bastonário reagia à notícia hoje avançada pelo Diário de Notícias, segundo a qual os enfermeiros contratados por empresas de prestação de serviços, que entrarem ao serviço a partir de hoje nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, irão receber quatro euros por hora.

Germano Couto garantiu que a notícia "é real" e "há factos e provas", esperando que, porém, "não passe de um conjunto de intenções" e, por isso, possa ser "revertida por parte da [Administração Regional de Saúde] ARS de Lisboa e do Vale do Tejo e do Ministério da Saúde".

Admitiu ainda que o Governo possa estar a "pagar mais às empresas" para que estas tenham "o seu lucro", mas reforçou que "é preciso verificar" se as empresas estão a cumprir as condições contratualizadas com o Estado, recordando que com 3,96 euros/hora os enfermeiros vão receber 300 euros líquidos no fim do mês, o que não atinge o ordenado mínimo.

Atualmente, a tabela pública de vencimento dos enfermeiros "está em 1.020 euros" mensais, o que se traduz em "cerca de sete euros por hora", valor esse que "deve ser a bitola que o Governo deve utilizar".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
7693Visualizações
10Impressões
196Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Campanhas como a dos banhos gelados ajudam realmente as causas que dizem servir?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper