Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Alentejo

Praga de lagartas-do-sobreiro impede extração de cortiça

 

Várias dezenas de hectares de montado nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém e Sines estão a ser afetadas por uma praga de lagartas-do-sobreiro, que impede que a cortiça seja extraída das árvores.

António Oliveira, proprietário da Herdade da Moitinha (Odemira), é um dos prejudicados, pois terá de deixar, nos seus sobreiros, entre 1.500 e 1.700 arrobas de cortiça em condições de ser comercializada.

O produtor decidiu "não descortiçar" as árvores, para não as debilitar mais, embora não tivesse recebido aconselhamento dos serviços florestais nesse sentido. Para António Oliveira, trata-se de um prejuízo "grande", já que "o dinheiro fica a fazer falta para o maneio".

No final do mês de maio, o produtor detetou lagartas nas árvores, as quais, "rapidamente e sem explicação", deram origem a uma praga. "Passados alguns dias, já isto era como fogo", descreveu.

Francisco Félix, técnico agrário e produtor de sobreiros, disse que se trata de uma "lagarta que danifica muito o sobreiro": "Comem a folha e depois o sobreiro fica como se tivesse passado um incêndio. Não há vegetação na árvore, a árvore não cresce, a cortiça não engrossa e a produção de lande não existe. A lagarta come tudo", resumiu.

Também Teresa Varela, proprietária de mais de cem hectares de montado de sobreiro naquela região, deu conta desta praga que foi inicialmente detetada numa área de cerca de 1.200 hectares de sobreiro, mas que, em meados de junho, estava já em 3.000 hectares.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2765Visualizações
11Impressões
2Comentários
7Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
TSF Superbrand - DN destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a prova de avaliação aos professores?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper