Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Luta pela autodeterminação sexual

"Marcha das Galdérias" junta dezenas em Lisboa

por Lusa  

A "Marcha das Galdérias" juntou cerca de 30 pessoas em Lisboa.
A "Marcha das Galdérias" juntou cerca de 30 pessoas em Lisboa. Fotografia © Natacha Cardoso/Global Imagens

Algumas dezenas de pessoas juntaram-se hoje e percorreram as ruas de Lisboa entre o Largo de Camões e o Martim Moniz numa ação contra as violações e pelo direito a cada um vestir o que entender.

A manifestação, chamada "Slutwalk", realiza-se pela segunda vez em Portugal e é motivada pelo facto de em janeiro de 2011 um polícia canadiano ter justificado uma agressão sexual de uma mulher com a forma como ela estava vestida. Esta afirmação causou uma onda de indignação e levou já a manifestações um pouco por todo o mundo.

A ação de hoje, que também se realiza no Porto, arrancou pelas ruas do Chiado debaixo de vários cânticos contra o machismo, a intolerância e as violações, ao mesmo tempo que várias pessoas empunhavam cartazes onde se podiam ler mensagens como "Não é fácil ser fácil", "Não me digam o que vestir, digam aos homens para não violarem" ou "Não é não".

"Estas manifestações são precisamente para que possa existir uma liberdade de circulação no espaço público da parte das pessoas, a expressão da sua sensualidade, a sua liberdade sexual, sem se sentirem ameaçadas, com segurança, ou seja, promover uma cultura do consentimento, do diálogo e do respeito", explicou à Lusa uma das manifestantes, Anabela Rocha.

Valores que em dado momento nem Joana Dias nem Sofia Benforte sentiram porque não se vestem como a maioria das pessoas e preferem um visual que muitos consideram estranho.

Joana Dias garante que pondera o que veste antes de sair de casa mediante o sítio para onde vai, mas nem essa preocupação evitou que a tivessem tentado atacar.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
10020Visualizações
5Impressões
77Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como é que PSD e CDS devem concorrer às próximas legislativas?

Coligados
Separados
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper