por Lusa
Algumas dezenas de pessoas juntaram-se hoje e percorreram as ruas de Lisboa entre o Largo de Camões e o Martim Moniz numa ação contra as violações e pelo direito a cada um vestir o que entender.
A manifestação, chamada "Slutwalk", realiza-se pela segunda vez em Portugal e é motivada pelo facto de em janeiro de 2011 um polícia canadiano ter justificado uma agressão sexual de uma mulher com a forma como ela estava vestida. Esta afirmação causou uma onda de indignação e levou já a manifestações um pouco por todo o mundo.
A ação de hoje, que também se realiza no Porto, arrancou pelas ruas do Chiado debaixo de vários cânticos contra o machismo, a intolerância e as violações, ao mesmo tempo que várias pessoas empunhavam cartazes onde se podiam ler mensagens como "Não é fácil ser fácil", "Não me digam o que vestir, digam aos homens para não violarem" ou "Não é não".
"Estas manifestações são precisamente para que possa existir uma liberdade de circulação no espaço público da parte das pessoas, a expressão da sua sensualidade, a sua liberdade sexual, sem se sentirem ameaçadas, com segurança, ou seja, promover uma cultura do consentimento, do diálogo e do respeito", explicou à Lusa uma das manifestantes, Anabela Rocha.
Valores que em dado momento nem Joana Dias nem Sofia Benforte sentiram porque não se vestem como a maioria das pessoas e preferem um visual que muitos consideram estranho.
Joana Dias garante que pondera o que veste antes de sair de casa mediante o sítio para onde vai, mas nem essa preocupação evitou que a tivessem tentado atacar.
VEJA AQUI FOTOS DA MARCHA
Gaudêncio
Que borrachos! Sobretudo o galdério, ...
há 322 dias, 21 horas e 8 minutos
José Carlos Tavares
Exmos/as srs.as do Diário de Noitícias ...
há 322 dias, 23 horas e 39 minutos
Lourenço
Para alem de Feias são ingénuas. ...
há 323 dias e 52 minutos
ptroo
O zé povo anormal tuga fica chocado ...
há 323 dias, 3 horas e 32 minutos
Samuel
Mas elas gostam mesmo de mostrar ...
há 323 dias, 4 horas e 47 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Pombo chamado Bolt vendido por 310 mil euros
Comeu-se mais em casa e compraram-se mais smartphones
Eurodeputados pedem salvaguarda de regimes de pensões
Mais de 25% das vendas de 2012 feitas com desconto
FESAP diz que Sindicatos estão "em fase de negociações"
STE diz estar cada vez mais perto de avançar para greve
Conselheiros de Estado discutiram eleições antecipadas
Mais de 90 mortos após tornado no Oklahoma
Selena Gomez beija Bieber em evento
Produtor do Fundão vende folhas de tabaco pela Internet
Brad Pitt diz que deixou as drogas há dez anos
Taylor Swift domina Prémios Billboard 2013
Programa brasileiro investigado por gozar com portugueses
Abreu Amorim admite ter sido "infeliz"
Maioria dos jovens acha normal a violência no namoro
Mário Soares saiu do encontro por motivos de saúde
Florentino Pérez rescinde com Mourinho
Leonardo Jardim é uma boa escolha para treinador do Sporting?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN