Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


OCDE

Portugal tem altos níveis de reprovação escolar

por Lusa  

Portugal tem níveis de reprovação nas escolas mais altos que a maior parte países, e um especialista da OCDE defendeu a definição de um sistema de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem, para que possam progredir.

O coordenador do relatório sobre políticas de avaliação no ensino em Portugal, hoje divulgado, e analista principal na Direcção da Educação da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Paulo Santiago, disse hoje à Lusa que "o debate sobre o tema da reprovação está pouco informado, e muitas vezes as pessoas utilizam a reprovação como sinal de exigência e de qualidade do ensino, quando uma coisa não tem a ver com a outra".

Em Portugal, "os níveis de reprovação são mais altos do que na maior parte dos países" e, na Europa, os que mais reprovam são Portugal, Espanha, Luxemburgo e França.

A "excessiva" utilização do "chumbo" reflete o facto de "o quadro de avaliação não estar definitivamente centrado no aluno", reduzindo as expetativas dos professores sobre os alunos, e o professor acaba por não investir tanto tempo no progresso do estudante, disse o especialista.

Trabalhos de investigação realizados concluem que "o chumbo não melhora o aproveitamento do aluno, reduz a sua auto-estima, aumenta o abandono escolar e, ao mesmo tempo, gasta recursos", realçou.

Por outro lado, trata-se de "um problema de equidade, pois os resultados estão relacionados com o ambiente socio-económico do aluno e do contexto familiar, e o chumbo acaba por ser um elemento de exclusão do sistema para os alunos das famílias menos favorecidas".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
9386Visualizações
25Impressões
32Comentários
6Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que as taxas de juro negativas são boa notícia para as famílias portuguesas?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper