Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Tratamento

Terapia de grupo contra a violência doméstica

 

Terapia de grupo contra a violência doméstica

Uma investigadora da Universidade do Minho (UM) desenvolveu um plano "inédito" para tratar os agressores conjugais, que inclui terapias em grupo, sendo agora o objetivo implementá-lo em todas as instituições prisionais do país.

Segundo Olga Cunha, o Programa de Promoção e Intervenção com Agressores Conjugais (PPRIAC) distingue-se dos planos já existentes pelo facto de ser constituído por diferentes modos de atuação, como entrevista motivacional, terapia cognitivo-comportamental e intervenção psico-educativa em grupo.

O plano já foi aplicado em vários indivíduos encaminhados por entidades judiciais e instituições de apoio e os resultados foram "bastante satisfatórios", uma vez que "durante o período da sua aplicação cessaram os comportamentos abusivos para com as companheiras".

Além disso, "ao nível das competências trabalhadas, verificou-se uma redução significativa das crenças legitimadoras do uso de violência em relações íntimas e um incremento relativamente às estratégias de resolução de problemas e da autoestima".

"Os participantes identificaram a intervenção como fundamental na sua mudança", esclarece a investigadora, acrescentando que serão em breve obtidas novas conclusões, nomeadamente no que diz respeito à reincidência dos atos de violência a médio e longo prazo.

O plano está a funcionar na Unidade de Consulta em Psicologia da Justiça da UM, em Braga, tem uma duração de um semestre e uma frequência semanal. Engloba seis sessões individuais e dezoito reuniões em grupo.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2676Visualizações
13Impressões
16Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o Benfica tem capacidade para seguir em fente na Liga dos Campeões?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper