Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Ordem/Apoio judiciário

Estado deve cerca de 30 milhões de euros aos advogados

por Lusa  

O bastonário dos advogados, Marinho Pinto
O bastonário dos advogados, Marinho Pinto Fotografia © Global Imagens / Leonardo Negrão

A Ordem dos Advogados (OA) anunciou hoje, quarta-feira, que o Estado deve cerca de 30 milhões de euros aos advogados que prestam apoio judiciário e que vai realizar uma assembleia geral extraordinária em Setembro para discutir esta questão.

Num documento dirigido à classe, divulgado no seu site na Internet, a OA lembra que a 29 de Julho passado o bastonário dos advogados, Marinho Pinto, e a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, reuniram-se e decidiram "proceder a uma auditoria conjunta aos processos registados no âmbito do apoio judiciário".

Essa decisão foi tomada depois de a ministra ter apresentado "um relatório que concluía pela existência de irregularidades nos pedidos de pagamento de honorários formulados por um número significativo de advogados".

Segundo a OA, "tal conclusão alicerçava-se no confronto que havia sido feito entre a informação introduzida pelos advogados na plataforma informática SinOA com a informação constante dos respetivos processos judiciais".

No documento dirigido aos advogados, Elina Fraga, 1.ª vice-presidente do Conselho Geral da OA, realça que, da mesma forma que "a Ordem dos Advogados manifestou disponibilidade" para colaborar na auditoria para "total apuramento da verdade", também "colocará igual empenho na obtenção do pagamento dos honorários em dívida", que ascendem a "29.610.034,29 euros", só nos processos registados no sistema informático SinOA.

Assim, a OA vai exigir ao Ministério da Justiça "o pagamento imediato de, pelo menos, todas as notas de honorários lançadas na plataforma Citius e todas as notas de honorários do SinOA, nas quais o advogado apenas reclame o pagamento dos honorários/compensação do processo, sem qualquer acréscimo remuneratório".


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2204Visualizações
15Impressões
25Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 


PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS

btn Banco Popular - DN Destaque
Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A quem atribui maior responsabilidade sobre o drama dos refugiados na Europa?

- Aos governos dos países
- À Comissão Europeia
- À ONU
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper