Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Década

700 crianças abusadas na família

por ANA BELA FERREIRA  

700 crianças abusadas na família

APAV registou 1121 crimes sexuais contra menores. Em dez anos, 5917 crianças procuraram a associação

Duas meninas gémeas de 14 anos foram abusadas sexualmente pelo pai, durante dois anos, até que elas decidiram denunciar o caso na escola. A Comissão de Protecção de Menores retirou-as da família, residente em Valongo. A situação foi denunciada em 2009, ano em que chegaram à APAV (Associação de Apoio à Vítima) 49 denúncias de abusos sexuais e violações a crianças cometidas por familiares. Em dez anos, a APAV registou 1121 crimes sexuais contra menores. A maioria - 708 - aconteceu no seio da própria família.

A Associação divulgou ontem os números de crimes registados de 2000 a 2009, cometidos contra menores. Ao todo, recorreram aos serviços da APAV 5917 crianças, até aos 17 anos. E foram registados 9067 crimes.

Segundo a Associação de Apoio à Vítima, o aumento de queixas em relação a crimes sexuais é um dos crimes mais cometidos contra crianças. "É um tipo de criminalidade ao qual temos de estar muito atentos e agir com muito rigor na prevenção", explica a presidente da APAV, Joana Marques Vidal. Estes crimes, que incluem abusos sexuais e violações, tanto no seio familiar como fora, mostram ainda "alguns contornos especialmente preocupantes", alerta a associação.

Como, por exemplo, "o facto de cada vez mais crianças com menos de quatro anos serem vítimas destes crimes e de cada vez mais crianças praticarem estes crimes contra outras crianças", refere o documento divulgado pela APAV. O aumento de casos de crianças vítimas de outras crianças leva Joana Marques Vidal a acreditar que é preciso "apurar este fenómeno para determinar a acção a seguir".

Entre os vários tipos de crime denunciados, os maus tratos físicos e psíquicos são os mais frequentes. Tanto no seio da família (violência doméstica), em que se registaram 4508 casos, como fora, em que se contabilizaram, em dez anos, 259 queixas de ofensas à integridade física.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3097Visualizações
19Impressões
11Comentários
4Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Portugal pode ter um cargo de topo na Comissão Europeia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper