Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Segurança

Há 234 condenados por violação nas cadeias portuguesas

por SÓNIA SIMÕES  

Há 234 condenados por violação nas cadeias portuguesas

Serviços prisionais têm cuidados redobrados com agressores sexuais, mas nas prisões mais pequenas a segurança é difícil. Foi por isso que o violador de Telheiras foi agredido.

Chamam-lhes "violas" quando são suspeitos de violação e "bibis" quando terão abusado de menores. Mas as palavras de nada valem perante as sevícias a que os agressores sexuais são sujeitos às mãos de outros arguidos. Em Portugal, 234 reclusos cumprem pena por violação e merecem segurança reforçada. A estes acrescem os presos preventivos, como o violador de Telheiras, agora transferido para o Estabelecimento Prisional de Lisboa após ter sido agredido.

"É uma situação comum em qualquer prisão do mundo, pelo menos de cultura ocidental. Chamam-lhe a moral dos prisioneiros, provavelmente pela perversidade dos crimes", explica António Pedro Dores, à frente da Associação Contra a Exclusão para o Desenvolvimento (ACEDE).

No final de 2009, segundo estatísticas da Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), 234 reclusos cumpriam pena por violação. Desde o início do ano, a PJ já anunciou a detenção de outros cinco, entre eles Henrique Sotero, conhecido por violador de Telheiras.

Quando o juiz se decidiu pela prisão preventiva, a DGSP entendeu colocá-lo numa cela isolada na cadeia anexa à PJ, para que não fosse agredido. No mesmo corredor estava o neonazi Mário Machado, também considerado um recluso de risco. E terá sido o próprio nacionalista que o agrediu na passada semana com um murro. "O Henrique nunca me manifestou medo dos outros reclusos, só depois do sucedido", confirmou o advogado Pereira da Silva, que tenciona visitá-lo hoje já no EPL para saber o que aconteceu.

Henrique está agora numa zona prisional reservada a agressores sexuais, com horários diferentes dos outros reclusos. Mas esta medida nem sempre é possível em cadeias de menor dimensão.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
7325Visualizações
21Impressões
22Comentários
5Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper