Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Aviões

Pistas de aviação sem controlo em todo o País

por LUÍS MANETA  

Pistas de aviação sem controlo em todo o País

Polícias alertam que há dezenas de pistas não certificadas  e aeródromos inseguros. Muitos são usados para tráfico de droga

A existência em Portugal de "largas dezenas" de pistas não certificadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) há muito que preocupa as autoridades. "Não existe controlo nestas pistas, como também não existe em muitos aeródromos espalhados pelo País", diz fonte policial, recordando que a própria Polícia Judiciária já por diversas vezes alertou para a inexistência de registos de movimento em muitas destas estruturas.

Para além das questões de segurança, as preocupações policiais prendem-se com a possibilidade de pistas localizadas em locais remotos poderem servir de suporte a actividades como o tráfico de droga. Uma das maiores operações do género teve por palco o aeródromo de Beja, junto à Base Aérea, onde em 2005 foram apreendidos pela PJ 277 quilos de haxixe que se encontravam a bordo de um monomotor proveniente de Marrocos. O Instituto Nacional de Aviação Civil garante que a fiscalização das pistas compete às autoridades policiais, tal como sucede com aeródromos ou heliportos, apenas podendo intervir "mediante denúncia".

O acidente do fim-de-semana, próximo de Ciborro, está a ser investigado por técnicos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos. Caso haja indícios de crime, a Polícia Judiciária avança. Do acidente resultou a morte do ex-comandante da TAP Sousa Monteiro e do capitão de Abril Costa Martins.

Os dois homens - nenhum deles com casa na zona - tinham saído para um passeio, cerca das 16.30, e acabaram por ter morte imediata quando o avião se despenhou. O avião pertencia ao comandante Sousa Monteiro, 62 anos, ex-piloto da TAP, era um homem experiente com mais de 20 mil horas de voo. Os passeios com amigos no seu histórico Alon Aircoupe A2-A de 1968 - com que participava frequentemente em festivais aéreos - eram habituais. Sousa Monteiro era uma cara conhecida da comunicação social, sendo muitas vezes chamado a ajudar a explicar os grandes acidentes aéreos (assinou artigos no DN).

A GNR foi alertada para o acidente pelo dono Herdade de Cavaleiro e Pinheiro, Carlos Nogueira, onde se encontra instalada a pista privada, às 19.30. Só então começou as buscas. Especialistas ouvidos pelo DN apontaram uma falha técnica.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
4413Visualizações
10Impressões
7Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Amazing Romance in Thailand - DN Destaque (Participação)
25 Abril Concurso de Fotografia
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acha que Jorge Jesus vai conseguir fazer a dobradinha?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper