Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Casos de sida diagnosticados aumentam em duas décadas

 

saúde O portal com estatísticas online dedica um capítulo à área da saúde. E regista que 1983 foi o ano em que foi diagnosticado o primeiro caso de sida em Portugal. Sendo que em 2008 esse número aumentou exponencialmente: 387 casos. No ano anterior esse número era ainda mais elevado: 438.

Mas foi na década de 90 que esse número atingiu o seu "auge". Em 1997 os casos diagnosticados nos hospitais portugueses eram de mais de mil (1010) e em 1999 eram quase 1200. Sendo que na última década o número baixou.

O primeiro caso de sida em Portugal foi detectado no Hospital Curry Cabral , em Lisboa, num homem que já apresentava sintomas da última fase da infecção com VIH - e comprovado através de um exame realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Apesar destes números revelados pelo estudo liderado pelo sociólogo António Barreto, a estimativa da UNAIDS ( AIDS epidemic update, www.unaids.org) aponta para cerca de 42 mil pessoas infectadas em Portugal com o vírus VIH.

Este portal também enumera o número de profissionais de saúde por cada cem mil habitantes. E se em 1996 existiam 297 médicos para atender 100 mil portugue-ses, em 2008 o número aumen-tou para 370 casos registados.


Patrocínio
 
1688Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que Ministério da Educação retire apoio a alunos que não devolvam manuais?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper