Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Dia mundial da luta contra a Sida

História de seropositivos que vivem nas aldeias portuguesas

por PAULO JULIÃO, Viana do Castelo  

História de seropositivos que vivem nas aldeias portuguesas

Num documentário inédito, feito pelo gabinete de apoio à família de Viana do Castelo, portugueses com sida que vivem nas zonas rurais contam as suas vidas. Amanhã,   o filme será apresentado em duas escolas

O sofrimento de viver com sida nas aldeias portuguesas. É esta a mensagem de um documentário inédito que o Gabinete de Atendimento à Família de Viana do Castelo realizou, que alerta para a doença e que amanhã vai ser, pela primeira vez, apresentado em duas escolas do distrito.

António, Manuela, Maria e Joaquim são seropositivos e contam o que é ter esta doença numa região ainda muito conservadora, onde quase todos os dias têm de lutar contra a discriminação (ver textos em baixo). Por isso, muitos escondem, como António, de 51 anos: "Ando na rua normalmente, pois ninguém sabe que sou seropositivo. Mas trago o VIH comigo." Ele é dos 166 doentes sinalizados no GAF, nomeadamente no Centro de Atendimento Psicossocial VIH/SIDA (CAPS), a única instituição do género no distrito de Viana do Castelo que apoia actualmente 13 doentes com sida.

A maioria dos 166 sinalizados são homens, existindo apenas 29 mulheres. Arcos de Valdevez e Ponte de Lima são os concelhos do distrito de Viana do Castelo com maior número de notificações de sida.

Carina Parente, responsável daquele centro, lida todos os dias com o drama de muitos dos seropositivos residentes em zonas rurais. "Nas aldeias, as pessoas conhecem-se mais facilmente e também mais facilmente são colocadas de parte, quando se sabe da doença", explicou a responsável do CAPS.

O desafio para este documentário foi lançado pelo GAF e agarrado pela AO - Norte Audiovisuais, de Viana, que disponibilizou dois técnicos para a gravação destas histórias de vida.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
4275Visualizações
7Impressões
0Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pedidos de desculpa de ministros favorecem a sua imagem?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper