Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


AR recusa comissão de inquérito

'Face Oculta': PS votou inquérito parlamentar na Madeira

por LÍLIA BERNARDES com PAULA SÁ  

'Face Oculta': PS votou inquérito parlamentar na Madeira

Enquanto na Assembleia da República o PS recusa qualquer comissão de inquérito ao "Face Oculta", os socialistas da Madeira votaram ontem a favor de uma investigação parlamentar aos negócios de Manuel Godinho com o Governo de Alberto João Jardim. "Quem não deve, não teme", argumenta o PS/Madeira. Em Lisboa, os socialistas falam de "autonomia".

O PCP/Madeira lançou a proposta e o PS regional votou a favor: a abertura de um inquérito parlamentar para se apurar se houve, ou não, da parte da Administração Pública regional, contrapartidas, financeiras ou outras, para as empresas de Manuel Godinho na Madeira. Os deputados comunistas apresentaram a proposta ontem no parlamento regional. E a iniciativa foi chumbada pela PSD/M. Todos os partidos da oposição, incluindo o PS/M, votaram favoravelmente a proposta.

O voto favorável do PS madeirense é o dado mais inesperado da votação - até porque contraria a postura dos socialista nacionais de que o processo "Face oculta" deve manter-se na estrita esfera judicial. Mas Jacinto Serrão, deputado regional socialista, argumenta que o documento apresentado pelos comunistas "indicia matéria do foro judicial, nomeadamente, suspeitas de favorecimento de entidades regionais a esta empresa [a de Manuel Godinho]", que merecem investigação. As comissões de inquérito, sustentou ao DN, "servem para analisar este tipo de situações". E "como quem não deve não teme, não entendo por que motivo o PSD votou contra", reforça o deputado regional.

Em Lisboa, o deputado socialista Ricardo Rodrigues é lacónico no comentário à decisão do PS regional: "O PS da Madeira é autónomo e, por isso, faz o que quer". De resto, o vice-presidente da bancada do PS na Assembleia da República não quis fazer outro comentário àquela decisão.

Leonel Nunes, o deputado do PCP responsável pela iniciativa, garante que o voto contra do PSD/Madeira não é um ponto final no caso. "Pedi ao presidente da Comissão de Regimentos e Mandatos para suspender a minha imunidade parlamentar. Estou ao dispor do Ministério Público (MP). O MP não pode fingir que desconhece as acusações que (ontem) eu fiz no Parlamento", afirmou ao DN. Mas o que é que Leonel Nunes disse no plenário da Assembleia Legislativa? Afirmou, por exemplo, que a "rede de Manuel Godinho", nos níveis de responsabilidade já identificada pela operação "Face Oculta", chegaram à Madeira através do "lixo". Explicou que o grupo está "implantado directamente" no arquipélago, tendo com a empresa "Resatlântico - Gestão de Resíduos, Lda".

"Da parte do Governo Regional da Madeira", sublinhou Leonel Nunes, "terá havido uma particular predilecção" pelo grupo de Manuel Godinho e pelas suas perspectivas para alargar e para desenvolver projectos ligados à gestão de resíduos na Madeira. "Tal predilecção" é, desde logo, "evidente através da prontidão com que foram facilitadas aberturas de portas para estabelecer imediatos protocolos e contratos com entidades governativas", acusou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2836Visualizações
9Impressões
0Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




PUBLICIDADE

Especiais

Recuar
Avançar
Debate DN Mar turismo
DNMar 2013
Observatório Económico DN
Provedor do Leitor
Leia aqui o blogue do Provedor do Leitor
FCPorto campeão 2013
Passatempo Xana
Epaper
Dia da Criança - Descontocasião
Loja do Jornal 300x100
Vamos premiar os bons professores
Biblioteca digital DN
MKT - Clube de Vinhos


PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Governo fez bem em acionar serviços mínimos para os professores no dia do exame de português do secundário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias