Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Caso TVI

PS aponta "cilada" no caso do Jornal nacional da TVI

por SUSETE FRANCISCO  

Renato Sampaio, nome próximo de José Sócrates, fala em "montagem" contra o PS no caso TVI
Renato Sampaio, nome próximo de José Sócrates, fala em "montagem" contra o PS no caso TVI Fotografia © Estela Silva - Lusa

Dirigentes do PS sugerem que o cancelamento do espaço noticioso de  sexta-feira de Manuela Moura Guedes foi feito com a intenção de prejudicar os socialistas, a três semanas das eleições legislativas. E disparam em várias direcções.

O PS jura a pés juntos que não teve qualquer interferência no caso do Jornal Nacional da TVI e há quem fale numa "cilada" para prejudicar o partido, a três semanas das eleições legislativas. Os socialistas apoiam-se no argumento de que a notícia do cancelamento do espaço noticioso de Manuela Moura Guedes prejudica José Sócrates, pelo que não faria sentido que fosse o primeiro-ministro a pressionar este desfecho.

"É como nos crimes, tem que se procurar quem é que beneficia com o crime para encontrar o criminoso", afirmou ontem ao DN Renato Sampaio, líder da federação do PS do Porto. "Houve aqui uma montagem para criar um facto que prejudica o PS", sustenta o dirigente, apontando baterias a Manuela Moura Guedes, sem poupar a oposição pelo caminho. "Isto surge após um conjunto de declarações da senhora jornalista, em entrevistas que deu. Leva-me a pensar que houve uma cilada montada para dar este resultado, sabendo que prejudicaria o PS." Renato Sampaio acrescenta que Moura Guedes "foi deputada do CDS, tem tudo a ver com os partidos de direita, está a fazer o jogo da direita". Questionado sobre se os partidos terão alguma coisa a ver com o caso, responde assim: "Não sei se não têm".

José Junqueiro, líder do PS/Viseu, fala num acto feito com a "intenção" de prejudicar os socialistas. "Aquilo que o primeiro-ministro disse resolve a questão: isto é algo que pretende atingir o PS. A intenção ou a consequência é tentar passar a ideia que houve intervenção do PS". Junqueiro diz acreditar que tal não acontecerá - "A intenção de quem eventualmente promoveu isto pode ser essa, mas as pessoas são inteligentes". "São armas que não se utilizam", acusa, criticando a oposição por ter reagido "de forma caótica em termos morais".

Vítor Baptista, líder do PS/Coimbra, e Vítor Ramalho, ex-deputado, coincidem num mesmo comentário: "Não acredito em bruxas, mas que as há, há". "Não sei as razões que levaram a Prisa a tomar esta decisão, mas tomou-a contra o PS", diz Ramalho. Para acrescentar um dado que diz não ser "dispiciendo" : "Ao contrário do que se faz crer, a Prisa tem uma relação de grande tensão com o PSOE [o partido socialista espanhol de Zapatero]". O ex-deputado acrescenta ainda que "não sendo isto do interesse do PS aproveita objectivamente à oposição", mas acrescenta que o povo português é "sapiente".

Vítor Baptista refere que tudo isto é "estranho": "Se a TVI desejava ter uma nova linha editorial, devia ter esperado por outro momento". "A escassas três semanas das eleições é inacreditável", defende, admitindo que se a polémica não for esclarecida poderá resultar numa penalização para o PS. Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada do PS alinha pela mesma ideia. E acrescenta que em política "os acasos são poucos. Não dá jeito nenhum ao PS este acontecimento neste momento". Já José Lello, membro do secretariado nacional do PS , acredita que quem tomou a decisão de suspensão fê-lo por "critérios empresariais". Sendo que "não é propriamente uma pessoa muito arguta - "A opção é absolutamente inaceitável, estamos a 24 dias das eleições".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
11427Visualizações
32Impressões
20Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper