Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Professores centram críticas nas políticas e menos nas indelicadezas

por P.V.M.  

Professores centram críticas nas políticas e menos nas indelicadezas

Questão de conteúdo e não de forma. Esta a ideia que resume a reacção dos principais sindicatos dos professores ao reconhecimento de José Sócrates de que faltou "delicadeza" ao Governo na relação com a classe. Para os sindicalistas, além de tardio, o reconhecimento do primeiro-ministro é eleitoralista e tenta esconder os defeitos das reformas no sector.

"Os problemas não têm a ver com falhas de comunicação, por não se ter sabido explicar as medidas, mas sim com conteúdos. O problema do Estatuto da Carreira Docente, por exemplo, tem a ver com o diploma e não com uma questão de estilo". Mário Nogueira, líder da Fenprof, admitiu que "as palavras são importantes", mas lembrou que "o primeiro-ministro foi dos primeiros a afirmar que os professores são uma classe privilegiada".

A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação alinha com a Fenprof e lamenta este tardio reconhecimento, ao mesmo tampo que rejeita que "o que tenha estado em causa ao longo de toda a legislatura se possa reduzir a uma questão de delicadeza ou de falta de capacidade de explicação, ou sequer que as reacções dos professores - nas manifestações e nas greves - tenham sido actos de infantilidade". A FNE acredita que o Ministério da Educação e o Governo "agiram consciente, coerente e sistematicamente contra os professores, acusando-os de não quererem trabalhar, nem ser avaliados e impondo-lhes um Estatuto de Carreira Docente" que não "os valoriza e dignifica".

A coordenação de posições entre o Ministério da Educação e o primeiro-ministro foi reforçada por Mário Nogueira, que não admite que José Sócrates se tente "agora ilibar de culpas, com medo da força da classe" dos professores. "A ministra aplicou medidas do Governo, teve o apoio explícito do primeiro-ministro".


Patrocínio
 
1504Visualizações
5Impressões
0Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que Jorge Jesus devia entrar na lista para o prémio de Melhor Treinador do Mundo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper