Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Defesa

Sem-abrigo combatente sai da rua após 10 anos

por MANUEL CARLOS FREIRE  

O universo dos sem-abrigo que participaram na guerra colonial é pouco conhecido e de número indeterminado. A Liga dos Combatentes, com o apoio de várias instituições de solidariedade civis que há muito trabalham nessa área, desenvolve um projecto específico para os sem-abrigo combatentes desde meados de 2008, que já conseguiu resultados inesperados

José Freitas, a viver há 10 anos como um sem-abrigo na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, optou há dias por viver num centro de acolhimento do Exército de Salvação e com cinco antigos combatentes que, como ele, estiveram na guerra colonial.

A missão de retirar José Freitas da rua, após anos e anos de tentativas infrutíferas por parte de várias instituições de solidariedade social, concretizou-se na passada sexta-feira e foi o culminar de "61 dias" de esforço por parte de técnicos da Liga dos Combatentes, contou ontem ao DN o major António Correia, psicólogo clínico ligado ao Centro de Estudos e Apoio Médico, Psicológico e Social (CEAMPS) da Liga dos Combatentes (LC).

"Há diferenças, de linguagem e atitude, entre sem-abrigo combatentes e os outros, identificadas pelas outras instituições" que trabalham nessa área e que ajudam a explicar o seu insucesso junto desse universo dos sem-abrigo, sublinhou António Correia. "Quando eles começam a falar das experiências da guerra, as emboscadas... nós entendêmo-los. E é com essa linguagem que conseguimos chegar até eles", enfatizou o psicólogo militar, oficial da Força Aérea no activo, adiantando que muitos dos técnicos e voluntários são militares ou familiares de militares que conhecem o quadro mental de quem já esteve nas fileiras.

José Freitas, 58 anos, é um antigo soldado do Regimento de Infantaria de Tomar e do Batalhão de Caçadores 3855, de Abrantes, tendo cumprido uma comissão de serviço em Angola entre 1972 e 1974. Os registos das equipas de acção social indicam que vivia há mais de 10 anos junto à estação de caminhos-de-ferro de Santa Apolónia, em Lisboa.

"Hoje sentimos a necessidade de mostrar o nosso trabalho (...) Não é qualquer equipa que, ao fim de 61 dias de trabalho persistente com um combatente sem-abrigo que está na rua há mais de 10 anos consegue tamanho sucesso. Orgulhamo-nos bastante disso, já tivemos outros sucessos semelhantes, mas este caso é diferente", enfatizou António Correia.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
4144Visualizações
23Impressões
0Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Leia aqui o blogue do Provedor do Leitor
Blogue Sessões Contínuas
Epaper


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

As eleições de 17 de junho vão resolver a crise política e económica na Grécia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias