Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


OSCAR MASCARENHAS
Provedor do leitor

Conjeturas ou acusações precisam de identificação da fonte que as proferiu

por OSCAR MASCARENHAS  

O jornalista e comentador político radiofónico norte-americano Boake Carter (1903-1944) imortalizou-se com uma frase certeira que hoje é repetidamente citada: "Quando se declara uma guerra, a primeira vítima é a verdade." Mais ou menos coeva desta afirmação é a elegantemente cínica reflexão de Winston Churchill: "Em tempo de guerra, a verdade é tão preciosa que deve ser sempre protegida por uma barreira de mentiras."

Com isto, fica tudo dito em matéria de alerta aos jornalistas, cuja missão é saltar a barreira das mentiras e cavar trincheiras para a verdade. Entre a Ucrânia e a Rússia não existe guerra declarada, mas tudo o que se tem dito de parte a parte é apenas uma barreira de mentiras a "proteger" a preciosa verdade: a de que existe uma guerra.

Os exércitos não se confrontam diretamente, mas dos dois lados se arregimentam quintas-colunas de facínoras armados que vão chacinando em emboscadas e fossados os seus, se não compatriotas, pelo menos conterrâneos.

Por entre esta fumarada de pólvoras e mentiras é difícil lobrigar verdades: o jornalista, que não está a presenciar os acontecimentos, só pode usar o seu habitual mecanismo de defesa - do jornalista e, em especial, do público: identificar cuidadosamente quem lhe proporcionou aquilo que vai retransmitir e quais os interesses de cada uma das fontes.

Foi em torno desta obliquidade informativa que se manifestou o protesto de um leitor, Carlos A. F. de Moura, a propósito da notícia dada pelo DN sobre os primeiros apuramentos da comissão internacional de inquérito que averigua o que se passou com a queda do avião malaio de passageiros que sobrevoava a Ucrânia e a Rússia.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2224Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

A cidade e o nexo*

por Brassalano Graça, licenciado em Jornalismo

O DN está aberto à participação dos leitores. Use o email jornalismodecidadao@dn.pt para publicar online os seus artigos, fotos ou videos. Publique os seus SMS usando o número 96 100 200

Ver mais




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper