Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Não assobie para o lado

por Anacleto Abreu Raimundo, anacleto.invest@gmail.com  

O canto da sereia já começou. Virtudes, trocas e baldrocas vão ser apresentadas como altas realizações da trupe que pede para continuarmos a apoiá-la porque é a única que pode salvar a pátria, segundo nos impinge com o maior descaramento. São vários os messias. Um de cada igreja e de cada credo religioso. Os patos, não muito habituados às propagandas subliminares, lá estarão, de dedo em riste, a bradar o cartão partidário. E agora sim, agora é que vai.

Enquanto isso, o país fica despovoado dos jovens que, maciçamente, estão a ser empurrados para a emigração. Uns porque já pensavam emigrar por todo o tipo de dificuldades que encontram para arranjar emprego, outros porque ouvem estes messias a sugerir-lhes que abandonem o país. Perde-se uma geração inteira, que tanta falta nos irá fazer.

Todos sabemos que a juventude é, por excelência, o momento dos grandes sonhos, alguns deles desfeitos, é certo, mas também das grandes realizações. Lá dizia o poeta que "sempre que o homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança". Não havendo juventude, não há arrojo nem ideias. E com isso, o país perde progresso e fica velho.

Quem vai sustentar, quem vai realizar, quem vai empreender e criar riqueza para pagar as reformas e aposentações dos mais velhos? Esta é que é a questão que não se deve ignorar. Não se enrole na bandeira partidária. Pense, reflita e use o cérebro. Não se deixe enganar porque as estatísticas estão aí. Vamos de mal a pior.

Há um total desânimo nas forças produtivas e os portugueses caminham, a passos largos, para uma miséria coletiva. Desde 2011, segundo declarações da Troika, todos os planos falharam: Portugal tem mais 210 mil pessoas em risco de pobreza e exclusão social do que em 2010. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, uma em cada quatro pessoas em Portugal vive na pobreza e exclusão social.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2434Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 




PUB
btn Banco Popular - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a marcação de eleições legislativas para outubro?

Sim
Não, o escrutinio deveria ser antecipado para setembro
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper