Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Um mar de mortos

por Cláudio Martins, claudio.mbg@gmail.com  

A ingenuidade da Europa e do Ocidente é pensar que todos somos iguais. Que todos somos capazes de ser organizados, competentes, humanos e que com diálogo tudo se resolve.

Durante décadas, mas sobretudo na última, os EUA - e a Europa por arrasto - entenderam que se deveria "enxaropar" o norte de áfrica e o médio oriente com "democracias" e "direitos humanos" sem nunca terem pensado nas consequências dessas atitudes em países e povos com histórias totalmente distintas do Ocidente. Resultado: desordem, fundamentalismo islâmico, fome, terrorismo, miséria e fugas. Fugas que encontram no mar Mediterrâneo o último oásis. Mas, paralelamente a esse oásis, existem centenas de vidas afogadas no mar, centenas de milhares de migrantes enjaulados em campos de detenção e nenhuma solução para este drama humano.

Numa União Europeia decidida e consciente, far-se-ia o mesmo que na Austrália. Esta lança avisos aos países vizinhos, ameaça contrabandistas, não olha a quem vem nos barcos e não respeita acordos e convenções, como o de Genebra por exemplo, que não foram criados à medida dos problemas que o seu país enfrenta. São independentes no verdadeiro sentido da palavra, ao contrário desta Europa apática e regulatória.

Os migrantes que atracam na Austrália acabam enviados para o Camboja, país com que os australianos firmaram um acordo. O resultado, ao fim de alguns anos, foi este: o número de refugiados baixou drasticamente e a costa australiana deixou de ser um mar de mortos.

Na Europa, nada disto é feito. A política é remendar, dá-se um dinheiro extra aqui, pede-se ajuda de voluntários e ONG's ali, enjaulam-se os migrantes em centros de detenção, sem nunca se pensar que eles não podem ficar enjaulados Ad Eternum.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
793Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 



NOTÍCIAS Mais VISTAS
btn Banco Popular - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acha bem o uso do fundo da Segurança Social para a reabilitação urbana?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper