Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


BERNARDO PIRES DE LIMA

Fósforo político

por BERNARDO PIRES DE LIMA  

Xanana Gusmão tem toda a legitimidade para formar Governo com quem quiser. Ganhou as eleições, há partidos que garantem maioria parlamentar e as divergências com a Fretilin aparentemente impedem uma grande coligação estável e coerente. Politicamente, há um argumento curioso levantado pelo CNRT para excluir a Fretilin da coligação: a necessidade de existir uma oposição forte no Parlamento, que fiscalize o executivo, previna abusos de poder e sirva o regular processo democrático. Este argumento seria interessante se a tese que lhe dá origem fosse tão pura como a descrevemos. A Fretilin argumenta que não é. E a julgar pela justificação pública dada pelo CNRT para compor a ideia da exclusão do partido de Alkatiri, verificamos que elas se centram num rol de acusações incendiárias sem qualquer espírito construtivo. Ou seja, primeiro infantiliza-se o derrotado dizendo-lhe expressamente qual o lugar que lhe compete ocupar e o papel que deve desempenhar - como se as eleições e a democracia não se encarregassem de os definir naturalmente; segundo, abre-se um clima de hostilidade que mina, à partida, qualquer cooperação institucional. E a grande verdade é que ela é mais necessária hoje do que nunca. Timor-Leste precisa de sair da condição de falhado, ultrapassar anátemas sociais, integrar-se na região, subir patamares diplomáticos, atrair investimento e usar com justiça os recursos naturais. Para isto são imprescindíveis dois ingredientes: segurança e estabilidade política. A primeira não está garantida, a ver pela violência dos últimos dias, e o calendário de retirada da ONU pode (e deve) ser reconsiderado - Portugal tem aqui um papel de sensatez a cumprir no Conselho de Segurança. A segunda, aparentemente conquistada pela maioria parlamentar, não começou bem. A oposição deve ser um posto institucional. E como tal escusa de ser inflamada a gasolina.


Patrocínio
 
3803Visualizações
22Impressões
1 Comentário
7Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

A pobreza na União Europeia

por João Nobre, joaonobre_1988@hotmail.com

O DN está aberto à participação dos leitores. Use o email jornalismodecidadao@dn.pt para publicar online os seus artigos, fotos ou videos. Publique os seus SMS usando o número 96 100 200

Ver mais
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password



Bernardo Pires de Lima

A leste nada de novo

por Bernardo Pires de Lima

 

Lembram-se do cessar--fogo na Ucrânia assinado a 5 de setembro? Pois é, desde então morreram quase mil pessoas, o que faz dos esforços entre as partes e da influência internacional um autêntico logro.


Ver Mais




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a atuação da justiça portuguesa nos últimos meses?

Muito boa
Boa
Média

Muito má
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper