Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


BERNARDO PIRES DE LIMA
análise

Eleições sem Sarkozy

por BERNARDO PIRES DE LIMA  

Começa amanhã a terceira volta das presidenciais francesas. Nestas duas rondas estão em causa particularidades importantes. Saber se a aliança liderada pelo PS (com Verdes e Partido Radical de Esquerda) consegue maioria absoluta ou se terá de fazer acordos com a Frente de Mélenchon. Ou saber se a ligeira vantagem que a UMP tem nalgumas sondagens garante-lhe condições para formar maioria parlamentar que apoie um governo de centro- -direita, em coabitação com Hollande. Ato contínuo, que bloqueios políticos gerará um quadro destes numa altura de pré-resgate em Espanha e de imprevisibilidade do seu efeito na economia francesa.

Para além disto, perceber quanto valem os socialistas agora que a figura de Sarkozy saiu de cena. Ou verificar se as sondagens que dão 15% à Frente Nacional resultam ou não numa residual representação parlamentar que pode não ultrapassar os quatro mandatos. Por fim, e num desfecho como este, observar o que fará Marine Le Pen com a diferença entre votos e assentos num eventual diálogo que se estabeleça com a UMP. Vale a pena lembrar que uma sondagem de abril no Les Echos dava conta da intenção de 65% dos eleitores da UMP em fazer um acordo com Le Pen. Tudo isto para travar as políticas de Hollande e evitar o monopólio da esquerda nos próximos cinco anos. Anos cruciais para a França e para a Europa.

Há doze meses consecutivos que o desemprego sobe em França. Entre jovens, na esteira de outros exemplos na Europa e tendo em conta que 30% votaram em Le Pen nas presidenciais, nunca é tarde para elevar este problema ao topo da agenda europeia. A grande questão é saber a receita para o combater: se o Estado volta a ser o patrão temporário desta geração ou se os governos criam as condições para as empresas se sentirem motivadas a contratar mão de obra qualificada. Um remedeia a doença. O outro ajuda a curá-la.


Patrocínio
 
3996Visualizações
26Impressões
0Comentários
8Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Caderno de encargos para os políticos

por Vítor Colaço Santos, cyntrascrita@hotmail.com

O DN está aberto à participação dos leitores. Use o email jornalismodecidadao@dn.pt para publicar online os seus artigos, fotos ou videos. Publique os seus SMS usando o número 96 100 200

Ver mais

BERNARDO PIRES DE LIMA

Mortal à retaguarda

por BERNARDO PIRES DE LIMA

 

As últimas vinte e quatro horas mostraram que a principal intenção de Tsipras com o referendo não é democratizar o seu processo de decisão, mas usar tudo o que tem ao alcance para obter ganhos na negociação...


Ver Mais





PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS
btn Banco Popular - DN Destaque

Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Estamos perante uma nova geração de ouro no futebol português, apesar da derrota na final do Europeu de sub-21?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper