Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


centrais

Um exemplo de Estado islâmico total

 

Local de origem do islão, a Arábia Saudita pode ser considerada um exemplo de Estado islâmico total. Nos livros de estudo, o cristianismo e outras religiões são apresentadas sob aspectos negativos, prosseguindo o reino saudita, por outro lado, uma activa estratégia de proselitismo na Europa, África e Ásia, subsidiada pela renda do petróleo. Muitas das mesquitas erguidas nestes três continentes nas últimas décadas foram pagas por fundos sauditas.

Estando situados no seu território dois dos locais santos do islão - Meca e Medina -, o reino saudita interdita o culto público de qualquer outra religião e as tentativas de proselitismo são alvo de severas sanções. Em regra, a Arábia Saudita surge como dos países mais intolerantes em matéria de liberdade religiosa. Todavia, no âmbito do possível estabelecimento de relações diplomáticas entre a Santa Sé e Riade, estão em curso negociações para a construção de um templo católico na Arábia Saudita.

Seguidor de uma forma extrema do islão sunita, o wahabismo, a Arábia Saudita tem vindo acentuar, desde os anos 80, os aspectos considerados conservadores na prática política, religiosa e social, após uma época de relativa abertura. Factores internos assim como a proclamação da República Islâmica do Irão, que segue as normas do islão xiita -o segundo principal ramo do islão e historicamente em conflito com o sunismo -, são apresentados como as razões para esta mudança de orientação. Uma tendência que se intensifica após a primeira guerra do Golfo, em 1991, em resultado da presença em solo saudita de tropas "infiéis", nomeadamente americanos. A existência e estilo de vida de um vasto contingente de profissionais ocidentais, que vivem em regra isolados da sociedade saudita, são também indicados como parte da argumentação dos sectores mais tradicionalistas para a intransigência com qualquer abertura ao Ocidente, que consideram parte de uma estratégia para minar a identidade do reino e o seu papel no mundo islâmico. |


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que Jorge Jesus devia entrar na lista para o prémio de Melhor Treinador do Mundo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper