Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Emigrantes enganados na Holanda acusam consulado de abandono

por

CÉU NEVES  

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, mandou averiguar por que razão o Consulado de Portugal em Roterdão não apoiou três portugueses que se queixaram de terem sido enganados pelo patrão e de estarem sem casa e sem dinheiro. Os emigrantes acabariam por ser reencaminhados pelo Gabinete de Emergência Consular. Querem que a empresa pague a viagem de regresso e os dias que estiveram sem trabalhar na Holanda.

"Demos instruções ao Consulado de Portugal em Roterdão para falar com as pessoas e tratarem do assunto, além de que queremos saber concretamente o que se passou quando foram contactados pelos portugueses", disse ao DN uma fonte do gabinete de António Braga. Isto porque há indicações da secretaria para agir com mais humanismo no relacionamento com aquele tipo de situações.

Não foi o que aconteceu com o consulado em Roterdão, conta Delfim Outor, 29 anos, de Lisboa. Ele e mais dois portugueses pediram ajuda na quarta-feira, tendo-lhes respondido que "não podiam fazer nada". E, sábado, receberam um telefonema do funcionário Moreira que disse estar de férias de Páscoa em Portugal e nada ter a ver com o assunto, mas que lhes deu uma morada de um sítio para dormirem, uma vez que foram "expulsos" da casa da empresa que os contratou em Portugal.

"Pensámos que era uma pensão, mas o lugar que nos indicou era uma camarata com colchões no chão e sem condições nenhumas. Era um centro para sem-abrigos e drogados", conta Delfim. Acrescenta não perceber porque é que o referido funcionário não contactou o responsável da empresa que os levou para a Holanda, a metalomecânica Labirintu's, já que o conhece pessoalmente.

A situação foi ontem denunciada pela agência Lusa. Ao DN, Delfim Outor explica que apenas restam três dos 15 portugueses que ficaram sem trabalho. Os outros já terão regressado por sua conta.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o Governo não vai aumentar impostos nos próximos meses?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper