por
LÍLIA BERNARDES, Funchal
Julgamento. Jornalista chegou a acordo com Alberto João Jardim
Caso que se iniciou com uma crónica do jornalista não vai chegar ao tribunal
"Não pertenço a partidos. Não tenho amo. Sempre fui um homem livre. Recuso pressões para calar as pessoas", disse ao DN Baptista-Bastos, acusado pelo presidente do Governo Regional da Madeira pelo crime de difamação, resultante de um artigo publicado há quatro anos pelo jornalista e escritor. Ontem houve acordo entre as partes.
"O Dr. Coito Pita [advogado de Jardim e deputado do PSD Madeira na Assembleia Regional], através do meu advogado, propôs um acordo no sentido de resolver as coisas", explicou o jornalista. "Tudo bem. Pessoalmente eu não tenho nada contra o Dr. Jardim. Nem o conheço. Mas eu não pedi desculpa, que fique claro. Declarei, sim, que não tinha intenção nenhuma de ofendê-lo, que era uma posição política e moral que se rege por princípios de ordem ética. Sempre foi assim. Nada tem de pessoal", reiterou.
Contudo, Baptista-Bastos confessa que ficou admirado quando, em Novembro de 2007, recebeu a notificação. "Eu nunca tinha estado no banco dos réus e estava disposto a ir a julgamento. Mas fiquei surpreendido. O Dr. Jardim, que já foi jornalista, poderia ter-me respondido. Isso iria suscitar, com certeza, um debate positivo para o esclarecimento de muitas coisas", afirmou. Contudo, não o fez.
UE impõe condições para Grécia obter resgate
1500 polícias desistem da farda em três anos
Cinco agências de publicidade na corrida à Galp
Ritmo de reformas na CGA está a abrandar
2011 foi o segundo melhor ano para sapatos portugueses
"Somos portugueses, mas não somos baratinhos"
Souza no Grémio é desilusão para os adeptos do Vasco
Alemanha pronta para flexibilizar plano português
Meo permite ao cliente criar o seu canal de TV
Rinaudo fala do "melhor departamento médico do mundo"
Zebras têm riscas pretas e brancas para afastar as moscas
Feira do sexo quer ser "mais didática"
Santana para Rosas: "Salazar é a sua tia!"
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Schulz justifica-se em português no Twitter
Ahmadinejad convida Bento XVI a visitar o Irão
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN