por
MANUEL ESTEVES
Estudo. Os gestores ganham em média 4,4 vezes mais do que os seus empregados de escritório, revela um estudo da consultora Hay Group. Este hiato salarial coloca Portugal, a par da Grécia, como o país onde as diferenças nas retribuições entre trabalhadores "intelectuais" são mais elevadas
Numa lista de 61 países, Portugal ocupa a 39.ª posição
Já se sabia que Portugal tem uma das maiores divergências salariais da União Europeia a Quinze (UE15). Porém, um relatório da consultora Hay Group, baseado numa enorme base de dados com 12 milhões de empregados, revela que esta desigualdade também é significativa entre os trabalhadores por conta de outrem com funções intelectuais (deixando de fora o trabalho braçal).
Em Portugal, um gestor recebe em média 4,4 vezes mais do que um trabalhador de escritório. Ou seja, um funcionário que receba um ordenado mensal de mil euros terá chefes que ganham em média 4400 euros. Na UE 15, Portugal disputa com a Grécia o lugar cimeiro no ranking dos mais desiguais. Em 2006, o nosso país levou a melhor, situando-se na 38.ª posição, numa lista de 61 economias. Em 2007, os gregos superaram-nos, apresentando um diferencial de 4,6, tendo Portugal passado para o 39.º lugar, ombreando com o Botswana - um caso de estudo no continente africano.
Conforme refere o relatório Global pay gaps report, "a Europa é um microcosmo da disparidade que existe entre as economias estabilizadas e as emergentes, com contrastes significativos entre a Europa Ocidental e a do Leste". Com efeito, dos dez países com mais baixos diferenciais remuneratórios, nove são da "Europa rica". No extremo oposto, entre os dez Estados onde existem mais divergências salariais, figuram dois países da Europa do Leste - Roménia e Polónia.
Isabel I
Assembleia recomenda nova fase de candidaturas a bolsas
Jesus: "Aimar é um exemplo todos os dias"
Jesus exclui Yannick e aponta Nélson ao Euro 2012
Vítor Pereira critica calendário das seleções nacionais
Assunção Esteves: "daria a vida para vos ver sempre falar assim'
Marines posam com bandeira nazi no Afeganistão
Idosos sobreendividados por ajudar filhos de meia-idade
BE e PCP criticam Gaspar, PSD não entende polémica
Passos diz que políticos portugueses não são bem pagos
FBI divulga ficheiro secreto sobre Steve Jobs
Circulação normalizada na linha azul do metro
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Aborto "foi convertido em método contracetivo"
O homem que recusou saudar os nazis
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN