por
ILÍDIA PINTO
Custos. A inovação dos produtos, embalagens e ocasiões de consumo é a forma que as cervejeiras encontraram para obter a necessária diferenciação que leve um mercado estagnado a disponibilizar-se a pagar mais pelo seu produto. Fogem assim à crise
Cevada e 'gritz' de milho aumentaram 50% em ano e meio
O aumento do preço dos cereais, a par da retracção dos consumidores, está a abalar o mercado cervejeiro nacional. No último ano e meio, a cevada e o gritz de milho sofreram um acréscimo médio do preço da ordem dos 50%, a que se soma o aumento do custo dos combustíveis, factor determinante numa indústria que dependente largamente da força da rede de distribuição para chegar aos pontos de venda. Os preços da cerveja aumentaram, no mesmo período, em média 5% a 10%, obrigando as empresas a encontrar formas alternativas de criação de riquezas. Mas algumas enfrentam momentos difíceis.
Das seis cervejeiras nacionais - duas das quais nas Ilhas -, são as de maior dimensão, e que detêm outras bebidas, as que melhor têm conseguido diluir estes custos na sua estrutura. Até porque não conseguem passar para o preço final a totalidade dos incrementos, nomeadamente nas embalagens, outro factor crítico no sector, pois o aumento do custo da energia faz aumentar o seu preço.
Num mercado em que o consumo de cerveja vem diminuindo, quer em Portugal quer a nível europeu, e onde os movimentos de concentração são uma constante, a solução passa por conseguir optimizações internas. E por inovar, acrescentar valor, conseguir diferenciação. Sem esquecer, claro, a procura de novos mercados, designadamente nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).
Polémica sobre 'sktech' do Canal+ chega às instâncias políticas
Pagou 150 euros por telemóvel e recebeu monte de jornais
Sucateiros não vão pagar em dinheiro
Isabel I
Assembleia recomenda nova fase de candidaturas a bolsas
Jesus: "Aimar é um exemplo todos os dias"
Marines posam com bandeira nazi no Afeganistão
Idosos sobreendividados por ajudar filhos de meia-idade
BE e PCP criticam Gaspar, PSD não entende polémica
Passos diz que políticos portugueses não são bem pagos
FBI divulga ficheiro secreto sobre Steve Jobs
Circulação normalizada na linha azul do metro
80 mil abortos 'por opção' desde 2007, 13 mil reincidentes
Gestores da TAP, RTP e CGD escapam a tetos salariais
Aborto "foi convertido em método contracetivo"
O homem que recusou saudar os nazis
Se Passos não vem à AR "alguma coisa quer esconder"
Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?
Feira do Livro
Guia Indispensável do Emprego
O número de leitores do DN aumentou 27%
Todas as Iniciativas DN