Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


nacional

Rei da Noruega promove as energias renováveis

por

Eva Cabral

LEONARDO NEGRÃO  

Dois diferentes produtos - e por razões bem distintas - estão a marcar a visita dos reis da Noruega a Portugal : o bacalhau, que os nossos mares não têm, mas que é o prato mais emblemático da gastronomia portuguesa, e o petróleo, de que aquele país nórdico é um grande produtor, e que com aumentos constantes está a preocupar os portugueses.

A bordo do iate real Norge o Rei Harald V e a Rainha Sónia da Noruega iniciaram ontem uma visita de Estado de três dias a Portugal, que começou com um desembarque perto da Torre de Belém .

Harald V, com a farda da Marinha vestida, recebeu as tradicionais honras militares frente ao Mosteiro dos Jerónimos com a charanga a cavalo da GNR a acompanhar.

Já no Palácio de Belém o petróleo foi um tema incontornável, com Cavaco Silva a admitir que a subida dos preços dos combustíveis se deve ao "mercado a funcionar", mas com certeza também a uma "dose de especulação". O Presidente da República assumiu mesmo que "não é fácil encontrar repostas para a subida de preços que preocupa os portugueses e a si próprio".

Cavaco Silva frisou que a Noruega tem uma aposta séria no desenvolvimentos das energias renováveis, apesar de ser um dos grandes produtores mundiais de petróleo. Face a uma política social-democrata muito equilibrada os noruegueses criaram um fundo para que as próximas gerações beneficiem igualmente das receitas provenientes do petróleo e no curto prazo têm um consumo limitado de combustíveis fósseis.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper