Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


nacional

Rei da Noruega promove as energias renováveis

por

Eva Cabral

LEONARDO NEGRÃO  

Dois diferentes produtos - e por razões bem distintas - estão a marcar a visita dos reis da Noruega a Portugal : o bacalhau, que os nossos mares não têm, mas que é o prato mais emblemático da gastronomia portuguesa, e o petróleo, de que aquele país nórdico é um grande produtor, e que com aumentos constantes está a preocupar os portugueses.

A bordo do iate real Norge o Rei Harald V e a Rainha Sónia da Noruega iniciaram ontem uma visita de Estado de três dias a Portugal, que começou com um desembarque perto da Torre de Belém .

Harald V, com a farda da Marinha vestida, recebeu as tradicionais honras militares frente ao Mosteiro dos Jerónimos com a charanga a cavalo da GNR a acompanhar.

Já no Palácio de Belém o petróleo foi um tema incontornável, com Cavaco Silva a admitir que a subida dos preços dos combustíveis se deve ao "mercado a funcionar", mas com certeza também a uma "dose de especulação". O Presidente da República assumiu mesmo que "não é fácil encontrar repostas para a subida de preços que preocupa os portugueses e a si próprio".

Cavaco Silva frisou que a Noruega tem uma aposta séria no desenvolvimentos das energias renováveis, apesar de ser um dos grandes produtores mundiais de petróleo. Face a uma política social-democrata muito equilibrada os noruegueses criaram um fundo para que as próximas gerações beneficiem igualmente das receitas provenientes do petróleo e no curto prazo têm um consumo limitado de combustíveis fósseis.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que professores sejam avaliados através de uma prova?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper