Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Hora muda amanhã e o dia ganha 60 minutos

por

FILOMENA NAVES  

Amanhã chega a hora de Inverno. Quando forem exactamente 02.00 da madrugada de domingo (hora de Lisboa), os ponteiros recuam 60 minutos e o dia ganha a 25.ª hora. É o único dia do ano que tem mais 60 minutos, roubados do último domingo de Março, e restituídos agora para que as contas fiquem certas.

Mas não é apenas Portugal que ganha um domingo mais comprido. Todos os estados membros da União Europeia (UE) acertam amanhã o relógio em simultâneo, como está estipulado por uma directiva europeia, que foi criada justamente para coordenar os horários no espaço comum e facilitar a vida a 27.

Com a chegada do horário de Inverno, de um dia para outro, o Sol passa a nascer e a pôr-se uma hora mais cedo. Hoje, por exemplo, o ocaso ocorre às 18.42, mas amanhã isso acontecerá quando o relógio marcar 17.42. É uma mudança abrupta, que se estranha nos primeiros dias, e que para os adoradores da luz solar se assemelha quase a um roubo.

Mas as coisas acabam por se encaixar para a maior parte das pessoas, depois de um período de cerca de 48 horas, necessário para o organismo se ajustar o ritmo a um novo horário da luz do dia.

Estudos feitos pela UE mostraram que estes anos de mudança de hora em conjunto têm sido benéficos para a actividade económica comum, explica Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), que é a sede da Comissão Permanente da Hora e "guardiã" da hora legal no País.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Artur tem condições para voltar a ser titular do Benfica?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper