Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


sociedade

Hora muda amanhã e o dia ganha 60 minutos

por

FILOMENA NAVES  

Amanhã chega a hora de Inverno. Quando forem exactamente 02.00 da madrugada de domingo (hora de Lisboa), os ponteiros recuam 60 minutos e o dia ganha a 25.ª hora. É o único dia do ano que tem mais 60 minutos, roubados do último domingo de Março, e restituídos agora para que as contas fiquem certas.

Mas não é apenas Portugal que ganha um domingo mais comprido. Todos os estados membros da União Europeia (UE) acertam amanhã o relógio em simultâneo, como está estipulado por uma directiva europeia, que foi criada justamente para coordenar os horários no espaço comum e facilitar a vida a 27.

Com a chegada do horário de Inverno, de um dia para outro, o Sol passa a nascer e a pôr-se uma hora mais cedo. Hoje, por exemplo, o ocaso ocorre às 18.42, mas amanhã isso acontecerá quando o relógio marcar 17.42. É uma mudança abrupta, que se estranha nos primeiros dias, e que para os adoradores da luz solar se assemelha quase a um roubo.

Mas as coisas acabam por se encaixar para a maior parte das pessoas, depois de um período de cerca de 48 horas, necessário para o organismo se ajustar o ritmo a um novo horário da luz do dia.

Estudos feitos pela UE mostraram que estes anos de mudança de hora em conjunto têm sido benéficos para a actividade económica comum, explica Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), que é a sede da Comissão Permanente da Hora e "guardiã" da hora legal no País.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Polícia deve vigiar megaencontros marcados pelo Facebook como o do Vasco da Gama?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper